WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/02/2016 - Articulação política garante Heli Andrade no comando da Polícia Civil

Nomeação é resultado direto da articulação do prefeito Paulo Piau e do Deputado Estadual Tony Carlos, além do apoio direto dos deputados federais Aelton Freitas, Marcos Montes e Adelmo Leão

 

A chegada do Delegado Heli Andrade ao comando da Polícia Civil de Uberaba dá um novo fôlego ao combate a criminalidade na cidade. A nomeação foi comemorada pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, que junto com os deputados Tony Carlos, Aelton Freitas, Adelmo Leão e Marcos Montes, articularam no Estado a nomeação.

Paulo Piau destacou a notoriedade de Heli como bom policial, delegado e também devido a sua seriedade. “Quando falei com a chefe da PC no Estado, Delegada Andrei Vacchiano, destaquei a eficiência do Heli, conhecido também como Xerife, o conhecimento que tem de Uberaba e toda a região e, mais que isso, dá vontade de ajudar e mudar o cenário que estamos vivendo hoje. A nomeação dele é uma conquista para Uberaba, no combate a criminalidade”, afirmou o prefeito.

O deputado estadual Tony Carlos, que tem atuado de forma significativa nas ações voltadas para a segurança pública, revelou que atualmente o estado tem aproximadamente 7 mil policiais, enquanto o correto seria ter 27 mil, o que demonstra a fragilidade do sistema de segurança de Minas Gerais. “Ao fazer a indicação do Heli sabemos que estamos no caminho certo, pois estamos colocando no comando da Polícia Civil de Uberaba e região, alguém altamente capacitado. Mas não é apenas isso, por meio de emenda estou viabilizando a aquisição de três caminhonetes e três motos para a Guarda Municipal e também mais seis motos para a Polícia Militar, e o meu trabalho nesta área é contínuo”, garantiu.

O novo delegado regional, Heli Andrade (Grilo) afirmou que pretende convocar alguns policiais que estão afastados e também da parceira com a Guarda Municipal. “Vamos usar a Guarda Municipal, que será de grande importância, seja no trabalho de campo e interno. Os novos policiais já foram convocados pelo governador e depois do carnaval já vão para a Academia de Polícia para treinamento por 5 a 6 meses e depois voltam a seus locais de trabalho. Esperamos receber um bom efetivo para suprir a nossa carência. Enquanto isso tem que fazer aquilo que sempre fizemos, entrar na viatura e fazer papel de delegado, investigador e escrivão na rua. Criar estrutura que seja grande perante a criminalidade”, destacou.

O delegado também revelou que já pediu apoio aos deputados no tocante a solicitação de recursos junto ao Estado e União, por meio de emendas parlamentares.  Sobre o armamento da GM, Grilo afirmou que apoia, desde que seja feita uma preparação de acordo para o porte de arma. “Temos que capacitar e assim serão de grande valia, pois eles hoje atuam no combate a criminalidade apenas com uma Teaser e o risco é grande. Mas não tenho dúvida que a união das duas corporações dará um bom resultado”, avaliou.

O deputado Aelton Freitas destacou o ganho que a região terá com a nomeação de Heli bem como lembrou da articulação que está sendo fazendo junto com o prefeito para a criação do Batalhão de Missões Especiais em Uberaba, cuja cessão de área já está na fase de documentação, tramitando entre a Superintendência de Patrimônio da União, Dnit, Polícia Militar e Ministério dos Transporte. Já o deputado Adelmo Leão destacou a importância da indicação, bem como colocou o mandato a disposição para auxiliar no que for preciso.

O presidente do Poder Legislativo, Luiz Dutra, afirmou que os governos Estadual e Federal, que são os verdadeiros responsáveis pelas ações da segurança pública, não investem em estrutura e pessoal. Mas que acredita que Heli fará o melhor possível para atuar no combate a criminalidade. “Mas é preciso que o Estado e a União revejam esta questão, pois a maior vítima é a população, são pais que perdem filhos, esposas que perdem maridos, ou seja, as famílias sofrendo perdas irreparáveis. Precisamos de quem tem disposição e o Heli tem e sabe que pode contar com a Câmara Municipal e também comigo como ex-delegado da PC”, disse.

Ainda durante o evento, o prefeito destacou uma avaliação feita pelos norte americanos de que “não basta apenas dinheiro, presídios e polícia se não caminharmos com o preventivo. Prevenir é melhor do que remediar. Prevenir é tão ou  mais importante do que a repressão e a prevenção é feita por todos nós, do Poder Público à população. Prevenção pela Educação, Cultura e Esporte”. Piau revelou também que até março pretende apresentar a comunidade um diagnóstico que trata de toda a segurança pública, bem como do plano de recuperação da infraestrutura de segurança que será apresentada nas próximas semanas a comunidade.

“Hoje as pessoas estão fugindo do espaço público devido à falta de segurança, precisamos reverter este quadro. Temos menos da metade do número de policiais que deveríamos ter, não dá para recompor de uma vez, mas é preciso começar. “Segurança Pública é um problema que demanda um longo prazo, pois é preciso concurso, treinamento para depois ir para rua. Planejamento tem que ser feito para 10 anos, pois não há outro modo. O edital do concurso público da GM está quase pronto e vamos fazer o concurso para termos mais guardas, além de já ter assinado o decreto que prevê o treinamento e o armamento da GM”, finalizou o prefeito.

 

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar