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04/02/2016 - Licitação de viaduto da Avenida Padre Eddie Bernardes já tem ganhador

Prefeito Paulo Piau lembra a importância da obra para a mobilidade urbana da cidade, já que o viaduto irá atender mais de 100 mil pessoas que transitam por aquele local
 
A Prefeitura de Uberaba divulga no Porta-voz desta quarta-feira, dia 03, a homologação da licitação para contratação da empresa que fará a construção de um viaduto sobre a linha férrea no prolongamento da Avenida Padre Eddie Bernardes da Silva, no Bairro de Lourdes. A empresa vencedora foi a M3 Engenharia Construções e Comércio, que apresentou uma proposta de preço de R$ 2.188.219,74, valor inferior ao estimado na licitação que é de R$ 2.929.726,17, sendo assim aceito pela comissão de licitação.


O contrato terá vigência de 12 meses contados a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado. O prazo para execução dos serviços será de até 04 meses prorrogáveis contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço, a ser assinada. Todas as etapas da obra deverão ser comunicadas à Ferrovia Centro Atlântica – FCA. A partir de agora começa a elaboração do contrato a ser assinado entre as partes e na sequencia o prefeito dá a ordem de serviço.


O prefeito Paulo Piau destaca a importância de conseguir viabilizar uma obra como esta, que é aguardada pela comunidade a mais de 20 anos e que atenderá mais de 100 mil pessoas. “Essa é uma obra importante na mobilidade urbana, que vai desafogar o trânsito de toda aquela região e representará mais uma quebra de tabu deste governo. Estamos cumprindo com o papel da prefeitura de promover o desenvolvimento da cidade de forma a facilitar a vida do cidadão que só tem a se beneficiar com um projeto como esse”, aponta Piau.


O viaduto ligando o Bairro de Lourdes ao Costa Teles também irá beneficiar os bairros Maringá, Manoel Mendes, Elza Amuí II, José Barbosa, Maringa III, Jardim Califórnia, Princesa do Sertão, Jardim Manhattan, Parque do Mirante, entre outros. E ainda a população do Residencial 2000, Jardim Anatê e adjacências que poderão utilizar o viaduto para chegar com mais facilidade ao centro da cidade.


Conforme já previsto no projeto executivo e arquitetônico do viaduto, o trânsito da ferrovia não será paralisado pela obra, cuja superestrutura do viaduto será executada com vigas pré-moldadas de concreto protendido. O projeto foi encaminhado a FCA haja vista que a obra será realizada em faixa de domínio da empresa, sob a linha férrea.


A obra é composta de um viaduto com largura de 24 metros, compatível com 4 faixas de tráfego, passeio e ciclovia, composto por nove vigas protendidas de seção “T” com entre eixos dos apoios de 26 metros, conformando o tabuleiro de 27 m de comprimento.


Para as fundações foram previstas estacas raiz de 40 cm de diâmetro, armadas em todo o comprimento. A travessa de fundação apoia-se sobre as estacas e sustenta a cortina e as alas responsáveis por compatibilizar o aterro para finalização do greide. Os projetos arquitetônicos, estruturais e complementares para a execução da obra serão fornecidos pela Prefeitura de Uberaba.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

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