WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

16/12/2015 - Descarte irregular de lixo aumenta três vezes e PMU promove mutirão e endurece fiscalização

Além do mutirão de limpeza a prefeitura anunciou fiscalização até mesmo no período noturno, quando são altos os índices de infrações  

 

O descarte irregular de lixo aumentou consideravelmente nos últimos dois meses. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, foram identificados materiais que não são passíveis de descarte nas caçambas de lixo, como pneus, móveis, resíduos de construção e muitos “bags” de empresas. A Secretaria fala em três vezes mais o aumento do descarte irregular. Esses materiais deveriam ser descartados nos ecopontos ou via aluguel de caçamba conforme determina a Lei.

Ao burlar a Legislação, as pessoas que estão descartando irregularmente além de cometerem infração grave, estão comprometendo a saúde pública. Acredita-se que com a crise econômica as pessoas têm deixado de alugar as caçambas e estão descartando o material em lugar inadequado. Só ontem foram 73 ligações para o setor de Posturas da PMU. Foi criada uma força tarefa entre Sesurb, Zoonoses e Posturas para um mutirão de limpeza e intensificação da fiscalização.

Segundo o diretor de Posturas, Renê de Freitas, a fiscalização será intensificada na zona rural e no perímetro urbano, inclusive no período noturno, quando foi verificado que o descarte irregular está maior. “Estamos assustados com o aumento da demanda e vamos intensificar o trabalho que gera multa pesada para quem for pego descumprindo a Lei”, comentou. Foram identificados entulhos e materiais de empresas com as devidas logomarcas sendo descartados nas caçambas. Os telefones para denúncias são o 0800 940 0101 e no setor de Posturas os telefones estão sendo direcionados para a linha 3331-2313.   

Por outro lado o mutirão vai limpar as áreas afetadas em um trabalho que começa amanhã (16/12) e deve ir até o final de semana. Serão 15 caminhões, incluindo os utilizados pela Zoonoses, e mais de 40 funcionários no trabalho de mutirão.  Portanto, serão duas frentes de trabalho, a limpeza e o aumento da fiscalização. 


Após visita aos locais onde tem acontecido maior número de denúncias, a Sesurb constatou que as caçambas disponibilizadas para os moradores da Zona Rural descartarem resíduos domésticos têm sido utilizadas de maneira ilegal. A maior parte dos descartes encontrados se tratava de lixo veterinário, como seringas, remédios e até animais mortos, bem como resíduo de empresas, que deveriam pagar para rejeitar materiais em grande quantidade. Ainda foi detectado que os moradores da zona urbana se dirigem a estes locais para não pagarem pelo descarte de resíduos sólidos.

Como medida, a pasta vai retirar essas caçambas de todas as comunidades rurais onde já existe a coleta domiciliar e contará com o apoio da Posturas para garantir que as áreas continuem limpas e não sejam usadas como depósito de lixo irregularmente. O departamento de Zoonoses frisou ainda que o lixo irregular na caçamba pode se tornar criatório do mosquito Aedes aegypti, vetor de dengue, febre chikungunya e zika vírus.

As comunidades que necessitarem de caçamba deverão fazer a solicitação junto à Sesurb. O pedido será analisado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de acordo com a necessidade local e o solicitante assinará um termo de compromisso em caso de autorização.
“Vamos parar outros segmentos para dar prioridade a essa limpeza e terminar o serviço ainda nesta semana, com uma equipe especial no sábado”, enfatiza Juarez.


Os pontos prioritários de limpeza e recolhimento de caçambas serão: entrada da comunidade rural São Basílio, trevo de Ponte Alta e Parque do Café. Em seguida, posto Caxuxa, Bibi e Escola Celina Soares (MG-427). Na MG-190, a equipe segue pelo Córrego da Alegria, 4S e Km7 (voltando sentido penitenciária). Depois será limpa a entrada da Capelinha do Barreiro e, por último, todos os ecopontos da zona urbana.

Jorn. Denis Silva
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar