WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

04/12/2015 - Livro do IFTM traz textos de bibliotecárias de escolas municipais

Bibliotecárias e auxiliares de biblioteca das escolas municipais participaram da coletânea do livro “A biblioteca no contexto escolar”, organizado pela Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do curso de Auxiliar de Biblioteca do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecido pela instituição em 2014.

A publicação tem como objetivo promover a reflexão sobre a situação das bibliotecas escolares brasileiras e da escola enquanto formadora de indivíduos. 

“A biblioteca deve ser um espaço agradável que favoreça o acesso, a busca pelas informações e que permita o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, professores e outros indivíduos que têm em suas mentes a sede e a fome do Saber”, afirma o reitor do IFTM Roberto Gil Rodrigues Almeida, na apresentação do livro.

Entre os temas abordados nos artigos estão: “ A gestão da informação e a atuação do bibliotecário”, “Integaração entre bibliotecários e professores: valorização da Biblioteca no contexto escolar”; “Um panorama das bibliotecas escolares da rede pública: uma contribuição para a educação”, “Biblioteca escolar e a função de Incentivar a Leitura”, entre outros.

A ideia é de discutir o papel da biblioteca e a escola, desde seus conceitos até as consequências para a formação do leitor enquanto ser social e crítico. A biblioteca, neste contexto escolar, compreende importantes alternativas pedagógicas para se aprender e desenvolver hábitos e costumes, além da valorização como ferramenta fundamental para a inclusão social e para as metas educacionais.

Mariana Bananal

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar