WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

04/11/2009 - Gabinete de Gestão Integrada Municipal reúne representantes da segurança pública e políticas sociais

Solenidade de instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal Solenidade de instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Solenidade de instituição do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), nesta quarta-feira (04), no Centro Administrativo, reuniu autoridades dos órgãos de segurança pública e de políticas sociais da cidade. Abrindo a reunião de trabalho, o prefeito Anderson Adauto assinou o Decreto nº 629/2009, que institui o Gabinete, e disse estar muito grato por Uberaba ter conquistado o Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. “Eu conheço o programa, e acho muito importante. Nós temos condições de melhorar o processo de segurança no município, de trabalhar de forma integrada”, explicou.

Na oportunidade, o Pronasci foi apresentado pela assessora do Ministério da Justiça, a socióloga Magda Fernanda Fernandes, que disse tratar-se de uma nova proposta de segurança pública voltada à prevenção através da educação e cultura a longo prazo. Segundo Fernandes, o projeto visava regiões metropolitanas do país e, hoje, abrange mais de 20 estados. A estruturação se dá através da implantação de um GGI-M, que se estende em quatro núcleos diversos: gestão do conhecimento, gestão das ações preventivas, gestão da comunicação, formação e mobilização e gestão das ações integradas de segurança pública.

Todos submetidos a um núcleo de deliberação e coordenação. A partir das pesquisas, o Pronasci oferece ao município educação diferenciada para mudar os hábitos da comunidade, instaurando assim, maior segurança pública. “Os conflitos existem, mas vamos, através do GGI-M, buscar consensos”, explicou Magda. Segundo a assessora, os eixos estruturais do projeto são a gestão integrada, a estrutura sistêmica e a atuação em rede. “O problema da segurança pública não é só um problema da polícia ou do prefeito do município, é de toda a sociedade local”, enfatizou. O programa visa reunir os conjuntos de instituições sobre política e segurança pública da cidade e promove ações conjuntas e sistêmicas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade. O prefeito Anderson Adauto finalizou ao dizer que “Uberaba tem estrutura e está na hora de tomar ações preventivas”.

Compõem o GGI-M, além do prefeito, o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, o Ten. Coronel Sidney Miguel Araújo, do 4º Batalhão de Polícia Militar, o Ten. Coronel Mateus Queiroz, do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, Dr. José Paulino da Silva Filho, do 5º Departamento de Polícia Civil, Dr. Francisco Gouvêa, da Delegacia Regional de Polícia Civil, Cel. Flávio Aparecido Romualdo de Aquino, do 5º Comando Regional da PM, Dr. Glorivan Bernardes Oliveira, da Polícia Federal, Insp. José William Guimarães, da Polícia Rodoviária Federal, Major Isauro Reis, da Polícia Militar Ambiental, Kárita Fedrigo de Melo, do Conselho Tutelar, vereador Lourival dos Santos, representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social e Ministério da Justiça e ainda os secretários municipais Ricardo Sarmento (Settrans), Maria Thereza Rodrigues da Cunha (Desenvolvimento Social), Marcos Bordon (Educação), Rodolfo Cecílio (Esporte e Lazer), Valdemar Hial (Saúde) e o diretor da Guarda Municipal, Júlio César Aguiar.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar