WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/11/2015 - Prefeitura de Uberaba Lança o 1º Fórum Regional de Minas Gerais sobre Igualdade Étnico-Racial

O Prefeito Paulo Piau se reuniu nesta tarde (09), com líderes da comunidade afrodescendente, representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Ministério Público Estadual e ainda a assessora de Novos Projetos, Ângela Dib e a comissão organizadora, para o lançamento do 1º Fórum Regional de Minas Gerais que implementará o Estatuto da Igualdade Étnico - Racial, realizado em parceria com o Ministério Público e o Governo do Estado. De acordo com Piau conquistar estas parcerias e fazer parte deste trabalho é de muita alegria. “Infelizmente ainda nos deparamos com o preconceito, mas com o lançamento deste primeiro Fórum e a implementação do Estatuto da Igualdade, chegaremos ao aperfeiçoamento do ser humano. O que queremos com isso tudo é tornar o selo de igualdade social na cidade”.
 
No encontro foram apresentadas histórias e dificuldades da comunidade afrodescendente de Uberaba e sugestões sobre a organização do fórum regional que tem data prevista para março de 2016. Também foram formados dois grupos que levantarão as necessidades políticas locais e regionais a respeito da integração social das raças na educação e na segurança pública.
 
O assessor especial de gabinete e um dos membros da organização Ernani Neri Santos Jr., esclarece que este trabalho será realizado em conjunto, pois só assim ele terá força para contar a verdadeira história. “Quase metade da população uberabense é da raça negra, e esse ainda é um tema pouco explorado. Precisamos comemorar essa diversidade de povos e inserí-la no dia a dia da população”, explica o assessor.
 
Segundo a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Direitos Humanos ter um prefeito visionário como este, com um governo que trata o tema com muita propriedade é bastante positivo para organizações de várias ações. Já a Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional da SEDPAC (Secretaria de Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), Yone Gonzaga trouxe para o encontro depoimentos de jovens que passaram por algum tipo de preconceito, para servir de reflexão sobre temas, que serão propostos para o fórum.
 
A assessora de Novos Projetos, Ângela Dib comenta que o I Fórum Regional para Implementação desta Igualdade, pretende estabelecer um modelo de referência para realização de futuros eventos, além de representar um exemplo da inovação da sociedade uberabense.
 
Katiuscia Antunes
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar