Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Parque Tecnológico

09/10/2015 - Último dia do 4º Seminário Uberaba Inovadora tem workshop e inauguração de empresa

Nesta sexta-feira, dia 09, acontece o fechamento do 4º Seminário Uberaba Inovadora que teve início na quarta-feira, dia 07 e que vem trabalhando o tema “Cidades inteligentes e negócios inovadores construindo cidades inteligentes”. Durante a manhã, acontecerá no Parque Tecnológico um workshop com foco na construção de um plano de ação que visa o fortalecimento do ecossistema de inovação do município.


Estarão presentes os principais agentes de ciência tecnologia e inovação de Uberaba e região, a academia, os representantes do governo, da universidade, dos empresários e de setores organizados da sociedade. “Será discutido como queremos Uberaba para os próximos anos, pensando em governança, formação de talentos, pesquisas, ambientes de apoio ao empreendedorismo e inovação. Vamos trabalhar em sete vertentes e nada melhor que reunir os principais atores para pensar um plano de desenvolvimento conjunto com o município”, explica o coordenador de projetos da Fundação Certi, Cleber Borba Nascimento.


A Fundação Certi realizou junto ao Parque um trabalho de mapeamento para determinar o estágio em que está o ecossistema do município, esse cenário será apresentado no workshop para que, junto com os presentes, possa ser construído um Plano de ação para levar o ecossistema para um nível de maturidade maior e melhor. “A Fundação Certi vê esse momento do Parque Tecnológico como muito positivo, lembrando que o parque já lançou a chamada de atração de empresas, estão ainda com a chegada da primeira empresa que inaugura essa semana e a realização do 4º Seminário Uberaba Inovadora. Esse é um momento de integração do Parque com a sociedade, principalmente com a oficina que ocorre na sexta junto com os principais agentes de inovação. Tudo isso apenas demonstra como o parque está avançando”, afirma Borba.


A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, destacou as discussões que ocorreram durante o evento, com a presença dos diretores da IBM e do Sebrae, que discorreram sobre a importância de Uberaba começar a pensar e já executar ações que irão preparar o seu futuro, dentro da proposta do U+20. “Recebemos representantes de empresas, professores, universitários e representantes da sociedade, porque queremos trabalhar de forma conjunta. Realizamos ainda duas oficinas, sendo uma sobre como tirar as ideias do papel e outra sobre captação de recursos, para que as pessoas conheçam canais onde elas podem conseguir financiamento para viabilizar seus projetos”, aponta Resende.


A noite de quinta-feira, dia 08, trabalhou temas como a economia de compartilhamento que é importante para uma cidade que busca se tornar uma cidade inteligente e ainda contou com um caso de sucesso de uma empresa de base tecnológica instalada em um parque tecnológica de Belo Horizonte, com o empreendedor Gustavo Caetano.


Vale lembrar que o parque está com chamada aberta para empresas que queiram participar, a gestora do Parque aponta que, em breve serão divulgadas algumas empresas âncoras do seguimento de biotecnologia e que já estão em negociação com o Parque. 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub