WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

11/09/2015 - Piau participa de Congresso Internacional de Cidades e Transportes

Ainda no Rio do Janeiro o prefeito Paulo Piau participou do Congresso Internacional Cidades e Transportes, que discutiu as boas práticas e iniciativas bem-sucedidas na construção de cidades mais inclusivas e humanas.  O evento teve a participação do arquiteto e urbanista Jaime Lerner (ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná), além de ex-prefeitos de Londres (Inglaterra) Ken Livingstone, de San Fernando (Filipinas) Mary Jane Ortega, de Acambay (México), Enrique Peñalosa e de Portland (EUA), Sam Adams, o prefeito de Belo Horizonte (MG) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda; de Porto Alegre (RS) e vice-presidente de Relações Institucionais, José Fortunati; de Joinville (SC), vice-presidente de Iluminação Pública, Udo Döhler, entre outros.


De acordo com o Piau os dois temas mais debatidos foram mobilidade urbana e meio ambiente. No tocante a mobilidade, o prefeito destacou que Uberaba está no caminho certo. “O que se viu lá é acabar com os carros na cidade. É o grande objetivo para o futuro. Para isso é necessário dar um bom transporte coletivo ágil, confortável para que as pessoas não andem de carro, que polui e é caro. Na minha avaliação estamos no rumo correto com o BRT, pois é a substituição de uso de veículos para o transporte coletivo. Ou seja, mobilidade urbana como um fator importante para facilitar o trânsito que é uma das grandes preocupações de Uberaba”, disse.


Piau também destacou que outras questões discutidas no evento, colocam as pessoas como foco, a humanização de todo processo, as oportunidades para todos, opção claras para as pessoas que mais precisam, para que eles tenham a sua vez e transporte coletivo suplantando qualquer interesse. “A ciclovia como tema que percorreu todos os participantes e todos investindo nesta direção. Também se falou muito em desenvolvimento sustentável. Atualmente os países fazem acordos que não avançam assim as ações tem que vir dos municípios, ou seja, de baixo para cima, para que dê resultado. Realmente é um caminho”, avaliou.


Também participaram os prefeitos: de Canoas (RS), vice-presidente de Reforma Federativa, Jairo Jorge; do Rio de Janeiro (RJ), vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional, Eduardo Paes; de Pelotas (RS), vice-presidente de Juventude, Eduardo Leite; de Teresina (PI), vice-presidente estadual, Firmino Filho.


O prefeito foi acompanhado do Secretario de Planejamento e Gestão Urbana, Marcondes Nunes Freitas e d secretária adjunta, Maria Paula Meneguello.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar