WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/09/2015 - Paulo Piau e Tony Carlos viabilizam energia para Terminal Integrador

O Terminal Integrador da VLI que irá gerar quase mil empregos entre diretos e indiretos.
 
O prefeito Paulo Piau e o deputado estadual Tony Carlos (PMDB-MG) se reuniram com a direção da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig), para tratar de assuntos relacionados ao Terminal Integrador (TI) da empresa Valor Logística Integrada (VLI), responsável pela armazenagem e transbordo de grãos e açúcar, interligados à Ferrovia Centro-Atlântica. A reunião ocorreu em Belo Horizonte, na terça-feira, dia, 1º. A medida tem como objetivo garantir o funcionamento do terminal e a geração de quase mil empregos entre diretos e indiretos.


Tony Carlos explica que o TI já está em fase de implantação na cidade e a previsão é de que a partir de 2016 a unidade esteja em pleno funcionamento. No entanto, a Cemig pediu um prazo de dois anos para que a rede de energia seja instalada. “O prazo está muito distante da inauguração. A Companhia se comprometeu em analisar a situação e agilizar ao máximo aquilo que será de sua competência”, informou o parlamentar, lembrando que a rede atual é doméstica e eles precisam de demanda de mais de dois mil megawatts, ou seja, o equivale a uma população de 2 mil habitantes. Atualmente utilizasse na obra geradores de óleo diesel, o que é inviável para início de operação.


Competitividade - Para Tony, quanto mais ágil for o funcionamento do TI, melhor será para o desenvolvimento do País. “A atuação da VLI irá retirar centenas de caminhões das estradas que hoje fazem esse transporte. Os custos diminuem, a competitividade do setor e a segurança aumentam. Com o empreendimento, ainda atrairemos novas empresas para Uberaba”, garantiu.


Segundo o prefeito Paulo Piau e o deputado Tony Calos, a empresa se propôs ainda, a construir a rede para ser indenizada posteriormente pela Cemig..


O prefeito Paulo Piau lembra que a obra do TI irá gerar cerca de 600 postos de trabalho, sendo que em operação serão 300. “Sabemos que a Cemig tem uma grande demanda, mas solicitamos agilidade. O terminal tem que estar funcionando, e este é o desejo da emprega, para aproveitar a próxima safra. É um projeto importante para a Uberaba e para Minas, que gera emprego, renda e impostos e vamos buscar todos os mecanismos disponíveis para concretizar este projeto. A reunião foi positiva e a Cemig irá nos atender”, destacou Piau.


Desenvolvimento - O investimento da VLI na construção, situada no quilômetro 116 da rodovia BR-050, será de aproximadamente R$ 230 milhões. “Será o maior terminal ferroviário da América Latina. Por ano, o terminal terá capacidade de movimentar 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar. As cargas originárias do Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Minas Gerais (MG) chegarão ao local por meio de transporte rodoviário. De lá, os produtos seguirão de ferrovia para o porto de Santos para a exportação”, lembrou o deputado Tony Carlos.


Também participaram da reunião o representante Institucional da VLI, José Geraldo de Azevedo Lima, a engenheira líder do projeto Uberaba, Ana Luís Borges Silva e o responsável pelo Planejamento e Projetos, Geraldo Melo.


Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar