WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

31/07/2015 - Adefu envia três atletas para os V Jogos Parapan-Americanos, no Canadá

Competição internacional reúne mais de 1.500 concorrentes; presidente da instituição destaca esforço do governo Piau para valorizar comunidade paradesportiva


Um grupo de três atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) foi convocado para competir na 5ª edição dos Jogos Parapan-Americanos (Parapan), na cidade de Toronto, no Canadá. O evento paraolímpico internacional terá lugar entre os dias 7 e 15 de agosto.


Para a primeira-dama de Uberaba, Heloísa Piau, a convocação é um marco para a cidade e para a comunidade paradesportiva do município. Em nome do prefeito Paulo Piau, Heloísa comemora o sucesso dos três atletas.


“Poderão sempre contar com a ajuda do poder público para qualquer necessidade. É uma causa que precisamos abraçar”, disse, em uma reunião com o grupo e representantes da Adefu, realizada na manhã desta quinta-feira (30) no centro administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU).


Presente na reunião, a secretária de Educação, Silvana Elias, considera que a participação de atletas da Adefu em um campeonato de nível internacional permite aumentar a visibilidade do paradesporto e mostrar que Uberaba valoriza o esporte em todas suas formas.


“É muito bonito ver a marca que o governo Piau deixa no esporte em Uberaba. Estes atletas são um exemplo para a juventude. Eles educam, incentivam e servem de referência para todos”, enfatizou.


A reunião contou, ainda, com a presença da coordenadora geral do Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti), Fernanda Roqueti, do representante da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Túlio Micheli, e quatro membros da equipe da Adefu, incluindo a presidente da associação, Ericleide Laurinda da Silva.


De acordo com Ericleide, a participação já é uma grande conquista para a Adefu, que ajuda cidadãos com deficiências físicas a subir na carreira esportiva há 26 anos.


“A Prefeitura tem sido uma grande parceira, sem a qual não estaríamos com as portas abertas. É a quarta edição do Parapan, entre as cinco realizadas, em que participam atletas da Adefu e isso já demonstra o grande sucesso que conseguimos”, comemora. Ela destaca, ainda, que a Adefu é a única instituição brasileira do tipo que obtém colocações de atletas em eventos do porte do Parapan.


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aposta na formação do atleta no decorrer do percurso acadêmico dos jovens. Ao ingressar na carreira de atleta de alto rendimento, é a Funel que oferece apoio e disponibiliza serviços como compra de equipamentos.


Os convocados – Raíssa Rocha Machado, 19 anos, José Humberto Rodrigues, 44, e José Carlos Chagas e Oliveira, 38, vão representar Uberaba e o Brasil no evento multiesportivo que contará com a presença de mais de 1500 atletas de todo o mundo.


Raíssa e José Humberto competirão na modalidade de atletismo. A jovem, que já participou das Paraolimpíadas Escolares em 2010 e dos Jogos Regionais do Circuito Loterias Caixa entre 2011 e 2015, integra a seleção de jovens que marcará presença no Parapan.


É a segunda vez que Raíssa participa – em 2013, ela trouxe a medalha de ouro para casa, na modalidade de lançamento de dardo, a de prata na corrida de 100 metros em cadeira de rodas e o bronze no arremesso de peso.


José Humberto também disputará o campeonato no atletismo. Iniciou seus treinamentos na Adefu em 2008. Em 2013, começou um percurso brilhante que já rendeu várias medalhas de ouro e prata, em especial em competições de lançamento de dardo e de disco, modalidades nas quais é o recordista brasileiro (com 25,53 metros e 27,55 metros, respectivamente).


Já José Carlos participa como atleta de bocha. Desde 2005, participou de todos os campeonatos brasileiros, alcançando sempre uma das duas primeiras posições. Entre 2010 e 2014, conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata em competições internacionais individuais e em equipe, realizadas em Portugal, México, Canadá e China, bem como na Copa América de 2013.


Entre esta sexta-feira (31) e o próximo sábado (1º de agosto), o grupo de convocados deverá chegar a Toronto.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar