WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

30/07/2015 - Piau anuncia iluminação por LED na Praça da Abadia

Acompanhado do Chefe de Gabinete Fernando Hueb, Gestor do Projeto Ilumina Uberaba, o prefeito Paulo Piau também conferiu a nova iluminação de LED implantada no cruzamento das Avenidas Prudente de Morais com a Saldanha Marinho.

 

O Prefeito Paulo Piau anunciou hoje (29) a implantação de projeto para melhoria da iluminação pública da Praça da Abadia. A nova iluminação será por LED, proporcionando 42% de redução no consumo de energia, além de dar mais segurança e de embelezar a praça. A ação faz parte do Programa Ilumina Uberaba, divulgado através de coletiva de imprensa no mês passado, e que tem o objetivo de atender às demandas de iluminação pública na cidade, dando prioridade aos pontos com maior circulação de pessoas, concentração de famílias e levando em consideração também o aspecto da segurança. O projeto, inicialmente, conta com 80 intervenções já programadas e investimento previsto de R$ 4 milhões.

“Nós estamos trabalhando para melhorar a iluminação pública em nosso município. Nesta semana começamos a melhoria da iluminação na Praça da Abadia com a implantação do LED para a grande a festa e também no entroncamento com as Avenidas Prudente de Morais e Saldanha Marinho. Com isso, vamos, evidentemente, transformar a iluminação da nossa cidade. Iluminação não é só por causa da beleza – é, sobretudo, uma questão de segurança pública. Esse é um projeto no qual acreditamos muito”, afirma o prefeito Paulo Piau.

Tecnologia - O LED representa mais luminosidade e menor necessidade de manutenção. Ao todo serão implantadas 24 lâmpadas, cuja estimativa de durabilidade é de nove anos. Atualmente, as lâmpadas comuns têm duração de no máximo três anos. A lâmpada led possui uma vida útil de 100.000 horas e consumo de 92 kwh/mês, já a lâmpada em vapor de sódio, utilizada atualmente na cidade, possui uma vida útil de 25.000 horas e consumo de 150 kwh/mês. Por decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), desde janeiro deste ano a iluminação pública é responsabilidade dos municípios e Uberaba optou por licitar o serviço, que ficou a cargo da empresa Construtora Remo Engenharia. Segundo o diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras, Luiz Fernando Valeriano, o LED é a tecnologia mais moderna existente em iluminação pública. 

Até 2017 deverão ser investidos R$100 milhões em iluminação pública, através de Parceria Público Privada, que está em fase de avaliação do projeto pela consultoria. O orçamento vem por meio da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), arrecadada através da conta de energia elétrica para atender exclusivamente a este fim.

“É um projeto grandioso. Com a nova iluminação já implantada no cruzamento das Avenidas Prudente de Morais e Saldanha Marinho, no bairro Abadia, já percebemos a diferença e assim que praça estiver pronta o impacto será altamente positivo. A grande vantagem é que o investimento vai gerar 42% de economia. Também já existem projetos adicionais para fazer a Praça Jorge Frange e também a Praça dos Correios. A expectativa é terminar toda a cidade no próximo ano, com a Parceria Público Privada que será firmada”, aponta Valeriano.

Prioridades – Oitenta lugares foram definidos como prioritários nesta primeira etapa do projeto. Entre as áreas com demandas antigas que serão atendidas, estão o Jardim Copacabana, onde haverá adequação da rede de energia e instalação de cinco novos braços de iluminação nos postes entre as avenidas Rivaldo Machado e Isoleta Maria Adão. Nos bairros Residencial Dom Eduardo, Jardim Morumbi, Alfredo Freire e Beija Flor a rede de iluminação será estendida, além de vários outros pontos que serão contemplados.

Conferindo - Ainda no início de hoje, o Prefeito Paulo Piau e o Chefe de Gabinete Fernando Hueb, foram conferir a nova iluminação no cruzamento da avenida Saldanha Marinho com Prudente de Morais, que foi o primeiro local público de Uberaba a receber iluminação em LED. Oito luminárias desse tipo foram instaladas oferecendo maior eficiência na iluminação pública e redução do consumo de energia em 42%. 

Na avaliação do prefeito, o LED é o futuro da iluminação pública do município. “Além do fato do consumo de energia ser menor, a luminosidade do led é mais intensa e, portanto a sensação das pessoas é de que o ambiente está muito mais claro que a iluminação padrão utilizada hoje na cidade. Ficou excelente neste cruzamento, sinal de que o projeto Ilumina Uberaba está no caminho certo”, avaliou Paulo Piau.

Programação - O diretor de Iluminação Pública da PMU, Luiz Valeriano explica ainda que já foi executado o complemento da iluminação da avenida João Rodrigues da Cunha no Recreio dos Bandeirantes. Assim como está sendo planejado o desligamento de energia para execução de obras de ampliação, com instalação de postes e conexões, em trechos como na avenida Ramid Mauad, na esquina da Escola do Copacabana, na avenida Sargento Roberto Carlos, na Vila Celeste, no Jardim Uberaba e no Jardim Espírito Santo.

“Temos ainda outros locais que estão com projetos aprovados pela Cemig dentro do pacote do Projeto Ilumina Uberaba e que serão executados no decorrer do ano, dentro de um cronograma de trabalho da Remo”, explica Valeriano.

O chefe de Gabinete, Fernando Hueb, gestor do projeto Ilumina Uberaba destacou a importância de a população ir até o cruzamento na Prudente de Morais onde poderão observar como fica o ambiente quando iluminado pelo led. “Os trabalhos no que tange a iluminação estão em andamento. Já temos esse projeto executado e vamos iluminar nossas principais praças com o led, como está acontecendo com a Praça da Abadia. Esse é um trabalho que demanda um pouco de tempo e planejamento para ser executado, pois tem que ser realizado a compra de material e demais detalhes, mas o resultado final só irá beneficiar a população, como podem conferir no cruzamento e em breve na Praça da Abadia”, destaca Hueb. 

 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) e

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar