WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/07/2015 - Projeto Geosítio Santa Rita é apresentado ao prefeito Paulo Piau

O prefeito Paulo Piau recebeu em seu gabinete na tarde de ontem, os representantes do projeto Pró-Geoparque Uberaba, que apresentaram um novo modelo de desenvolvimento econômico através do turismo. O projeto que conta como principais parceiros, a UFTM, Uniube, Universidade do Rio de Janeiro e Instituto Federal do Triângulo Mineiro, tem como objetivo uma gestão territorial, por meio de projeto idealizado pelo paleontólogo Luis Carlos Borges. Uberaba é considerada uma cidade rica em fósseis, e com isso o pesquisador elaborou um modelo que agrega o ensino e o desenvolvimento da cidade.

 A proposta é anexar às partes culturais com elementos de informação, como criação de roteiros, sinalizações, mapas e textos, nos sete pontos de geosítios e cinco sítios históricos e culturais espalhados pela região. Além destes pontos de interesse geológico, o professor trás também, um projeto nomeado de Geosítio Santa Rita que contará com uma estrutura arquitetônica ao lado da biblioteca municipal, local onde foi encontrado um fragmento de fóssil em 2014. O espaço contará com representações de réplicas de dinossauros avaliadas entre 80 e 100 mil reais.

Participou da reunião o prefeito Paulo Piau, a primeira dama Heloisa Piau, o promotor Carlos Valera, além dos secretários Marcondes Nunes (Planejamento), Silvana Elias (Educação), Ricardo Lima (Meio Ambiente), José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico e Turismo), além da presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira e representantes das instituições parceiras.

“Concordo plenamente em apoiar este projeto no meu governo, vamos trabalhar bastante para colocá-lo em prática. Nós conseguimos juntamente com Sebrae um consultor de turismo que fará o diagnóstico e levantamento do potencial turístico de Uberaba. A cidade tem que ser referência turística por excelência”, disse o prefeito Paulo Piau, destacando a importância do projeto na área da paleontologia.

Na reunião foi definido que a Secretaria de Planejamento ficará responsável pela liderança do projeto, já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo dará suporte para a captação de empresas visando o fomento de parcerias. O cronograma para a elaboração do trabalho será para dezembro deste ano e o lançamento ficará para 2016.        

 

Jorn. Katiuscia Antunes

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar