WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

01/07/2015 - Piau volta a cobrar gasoduto durante abertura da Megaleite

Em documento encaminhado hoje ao governo de Minas, Piau pede ao governador Fernando Pimentel que lidere de fato e de direito o projeto do gasoduto, pois sem ele não terá solução.
 
O prefeito Paulo Piau participou nesta terça-feira (30) do evento de abertura da Megaleite e junto com autoridades estaduais, destacou a importância do agronegócio brasileiro, que tem contribuído de forma significativa para o País.  “Os produtores brasileiros tem de forma guerreira, trabalhado e ajudado a segurar a crise. Mas o governo municipal, estadual e federal tem que fazer sua parte. Como prefeito, tenho que buscar mecanismos que propiciem o crescimento de todos os segmentos e isto está sendo feito. Mas os governos Estadual e Federal podem e devem fazer muito mais. A Planta de Amônia em Uberaba será concretizada, se o gasoduto chegar aqui. Hoje, o único que pode liderar este projeto é o governador Fernando Pimentel”, destacou.


Aproveitando a presença de diversos deputados estaduais, Secretário de Estado de Agricultura, João Cruz, representante da Faemg, Epamig, Emater, Senar, Sindicato Rural, ABCZ, Girolando, entre outros, o prefeito destacou a importância para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, do projeto da Petrobras e do gasoduto. “Hoje nós importamos aproximadamente 70% do fertilizante consumido no Brasil. Não temos soberania no maior negócio brasileiro. O mundo precisa de alimento. A Petrobras fez o seu papel e investiu mais de R$ 1,25 bilhão até o momento na planta de amônia. Agora Minas tem que se posicionar em relação ao gasoduto e espero poder contar com os deputados estaduais e todas as autoridades aqui presentes, pois é um projeto que trará desenvolvimento não só para Uberaba ou Minas Gerais, mas para o Brasil. E eu acredito neste projeto”, afirmou.


Ofício – Ainda hoje, por meio de ofício encaminhado ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o prefeito lembrou que o Estado aguarda a mais de 22 anos pelo projeto e que a Petrobras cumpriu seu papel, contratou a empresa e fez o investimento. Ele destaca ainda que a “Planta de Amônia da Petrobras foi foco do trabalho do ex-presidente da Lula, do ex vice-presidente José Alencar e da presidente Dilma Rousseff e tantas outras personalidades brasileiras e mineiras, sendo a chave para abrir realmente a possibilidade de reacender a expectativa de toda gente da região em relação ao gasoduto”.


O prefeito lembra ainda no documento que, excluindo o esforço do governo estadual anterior de abrir o capital da Gasmig, nenhuma outra ação foi realizada, como financiamento, a busca do licenciamento ambiental e audiências públicas, etc. Piau reforçar que desde a eleição do atual governo, tem procurado todas as esferas possíveis do governo inerentes ao assunto, “porém somente o governador de Minas Gerais poderá liderar esta negociação com o governo federal para salvar o maior negócio para o Estado no momento atual”.


O prefeito também se coloca a disposição para interagir com os governos do Estado e Federal, bem como com empresa privada nacional ou internacional para o sucesso do empreendimento. “Tenho plena convicção que se o governador não liderar de fato e de direito este projeto não haverá solução”, avaliou ele, revelando que amanhã estará em Brasília e na quinta-feira cumprirá agenda em Belo Horizonte, todas relacionadas ao gasoduto e planta de amônia.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar