WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

26/06/2015 - Após cobrança SAC garante a Piau que projeto do aeroporto está em andamento

Prefeito agendará reunião na Secretaria de Aviação Civil nos próximos dias para tratar das desapropriações necessárias para a regularização da pista do aeroporto

Após inúmeras reuniões em Brasília para solicitar o andamento do projeto de adequação do aeroporto de Uberaba, o prefeito Paulo Piau recebeu esta semana, ofício da Secretaria de Aviação Civil (Secretaria de Aeroportos), comunicando que o projeto do município está em plena execução.  O documento foi assinado pelo diretor Eduardo Henn Bernardi.

“Tenho feito uma gestão constante junto a secretaria, a Anac e a Infraero. É um projeto importante para cidade e que tem grande impacto na vida das pessoas que estão no entorno, principalmente, das 97 famílias que tiveram seus imóveis declarados de utilidade pública e aguardam o desfecho desta questão.”, afirmou Paulo Piau.

No documento, o diretor Bernardi informa que “os projetos para o Aeroporto de Uberaba estão em plena execução pela secretaria, já havendo passado pela fase de estudo de viabilidade técnica e atualmente encontra-se na fase de estudo preliminar”. Ele explica ainda, “que os próximos passos são os estudos ambientais, anteprojeto e a licitação das obras”.

Para o prefeito, é preciso celeridade para definir a situação dos moradores e neste sentido, ele pretende marcar uma reunião com Eduardo Bernardi. “No próprio documento ele se dispõe a marcarmos uma reunião, cujo tema é a desapropriação. Na minha próxima ida a Brasília pretendo encontrá-lo para tratar desta questão”, afirmou Piau.

Dados - Vale lembrar que no projeto inicial havia a proposição de desapropriação de 500 imóveis. No atual governo, após estudos, ficou definido que a desapropriação necessária para atender as adequações legais do aeroporto, seria de 97 imóveis. A Secretaria de Planejamento vistoriou em 2014, 97 imóveis, alguns com duas ou três edificações. A vistoria foi feita por equipe técnica composta por engenheiros e assistente social, que conversaram com as famílias, além de fazerem medição e avaliação estrutural dos imóveis. Os técnicos também estiveram nos cartórios de imóveis, conferindo a regularidade dos mesmos, visto que tem imóvel com escritura, sem escritura e de locação.

De acordo com as informações, as irregularidades identificadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no Aeroporto Mário Franco, dizem respeito à faixa preparada, na de pista e na área de segurança de fim de pista, denominada RESA. A dimensão da pista de pouso e decolagem de Uberaba é de 1.759m x 45m e segundo a ANAC a faixa de pista necessária para operar com o modelo de aeronave ATR 72, como é feito hoje, já se encontra com residências. Das dimensões destas áreas depende o sistema, como porte das aeronaves e tipo de operação. Com as adequações o aeroporto poderá atender com tranquilidade e sem maiores adequações até 2029, conforme informações do órgão.

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar