WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/06/2015 - Representante do Grupo Ma Shou Tao e comitiva do Zâmbia se reúnem com o prefeito Paulo Piau

Com foco em parceria e troca de experiências na área do agronegócio, o prefeito Paulo Piau recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (8), representante do Grupo Ma Shou Tao, Miguel Ma, da empresa Penergetic, gerente Carlos Bessa, e uma comitiva do país de Zâmbia (continente africano), formada por Themba Joseph Khumala, Wilfred Sakala, Lukando Luswani, Joshua Haanganda.

Por meio do intérprete, Marcelo Benites, os visitantes destacaram a necessidade de novas tecnologias agrícolas para o país africano e o trabalho que está sendo desenvolvido junto aos chefes de cada localidade, para se unirem em torno de uma proposta única, que vise à segurança alimentar.

O prefeito Paulo Piau destacou o papel de Uberaba, no que tange ao desenvolvimento de pesquisa agrícola e falou sobre o trabalho da Epamig e Embrapa. O prefeito afirmou ainda que o município é referência no setor de fertilizantes, tendo o maior polo de fertilizantes fosfatados da América Latina, estando também em localização privilegiada, a 500km de três grandes capitais do Brasil, São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal. “Estamos em uma região privilegiada em relação ao mercado brasileiro, com posição geográfica excelente, propícias aos bons negócios, com infraestrutura em logística. Ainda no tocante a desenvolvimento de tecnologia, temos importantes instituições de ensino superior que vem formando mão de obra de qualidade e qualificada. Também nesta linha temos um dos seis Parques Tecnológicos de Minas, reconhecidos pelo Governo do Estado. Já estive na Angola, em missão com outros pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de irrigação, e sei que temos muito para contribuir e trocar experiência com os países do continente africano”, disse Piau, informando aos membros da comitiva, sua formação como engenheiro agrônomo.

Por meio do tradutor, a comitiva agradeceu a disponibilidade do prefeito em atendê-los, enfatizou a preocupação deles no tocante a segurança alimentar e afirmaram que pretendem dar continuidade a tratativas com a cidade, visando a implementar esta relação. “Queremos aprender com Uberaba. A África está pronta para receber conhecimento e colocar em prática. Zâmbia está aberta e os chefes estão dispostos ao aprendizado e já estamos tentando integrar estas comunidades em áreas agrícolas. Estamos buscando um equilíbrio entre mineração e agricultura. Hoje aprendemos sobre cruzamento de raças e produção de granja, e também vamos discutir sobre métodos científicos para produzir com baixos custos, com o apoio do Grupo Ma Shou Tao. Queremos aprender para enriquecer nosso povo e nossas terras”, afirmaram, revelando que pretendem trazer outros grupos de chefes para conhecerem a cidade e suas oportunidades.

No que tange ao trabalho da comitiva, junto ao Grupo Ma Shou Tao, Miguel Ma, explicou que eles foram conhecer as tecnologias desenvolvidas na fazenda, bem como o trabalho da Penergetic, no tocante a alimentos. Segundo ele, a intenção da comitiva é viabilizar um projeto em comum, mas de forma ágil e não a longo prazo. “Que seja a primeira de muitas visitas e que realmente, coloquemos em prática ações que tragam benefícios para o continente africano e para a Uberaba. A Prefeitura de Uberaba irá trabalhar junto para concretizar um projeto que traga resultados positivos para todos os envolvidos”, finalizou.

Dados - A economia da Zâmbia depende do cobre, minério de que é um dos maiores produtores do mundo, e que representa 90% do valor das exportações. Este país pertence ao chamado "cinturão do cobre", uma extensão dos depósitos de Shaba (RDC). A agricultura é de subsistência (batata, amendoim, milho, mandioca e milheto), mas também apresenta culturas caráter comercial (algodão, café, cana-de-açúcar, tabaco).

O turismo internacional, buscando áreas naturais do país (cataratas, safári) é uma importante fonte de renda. Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas Cataratas de Vitória (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, na divisa com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberta por savanas. Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo próximo aos rios Luangwa e Kafue. 

 

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar