WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

15/03/2015 - “Uberaba Cidade Inteligente” reúne líderes de diversos segmentos

Uberaba começou a dar os primeiros passos para se transformar em cidade inteligente ou smart city, conceito que vem se disseminando pelos quatro cantos do planeta e que já apresenta nos últimos anos rankings que trazem as principais cidades com esse perfil nos diversos continentes.

Na última sexta-feira (13), no Centro Administrativo, o prefeito Paulo Piau recebeu entidades representativas e o Sebrae Minas para assistirem à primeira apresentação do projeto Uberaba Cidade Inteligente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A condição de cidade inteligente analisa o status da economia, população, meio ambiente, governo, mobilidade e qualidade de vida, sempre dedicando atenção aos aspectos criativos, inclusivos, limpos, integrados e conectados de cada um desses aspectos. Segundo Marcos Saveira Ristuccia, coordenador de projetos da FGV, a apresentação de Uberaba Cidade Inteligente foi uma proposta inicial para conclamar as diversas instituições e entidades a participar de todas as discussões e a se envolver. “Já temos uma parceria de mais de dois anos em Uberaba com planejamento estratégico e agora queremos estreitar essa relação com esse conjunto de propostas a serem desenvolvidas pela prefeitura e pelos demais atores da cidade”, disse Saveira.

A também coordenadora de projetos da FGV, Sílvia Finguerut, disse que a ideia é apresentar é fazer um planejamento para os próximos 20 anos, trazendo todas as iniciativas inovadoras, por meio das tecnologias, na gestão e também nos negócios, olhando no futuro para que Uberaba possa crescer de maneira sustentável, cuidando do seu cidadão e do meio ambiente trazendo qualidade de vida.

Para o prefeito Paulo Piau, o momento do país é de crise econômica, política e de valores. Entretanto, observou que não é momento de abaixar a cabeça, mas de reagir para superar e buscar novas oportunidades. Ele confessa que Medellín, cidade colombiana que já foi uma das mais violentas do mundo foi considerada a mais inovadora do planeta e é fonte de inspiração.  Mas deixou claro que é preciso que todos participem dessa iniciativa, pois Uberaba tem condições plenas de continuar avançando em inovação, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, tecnologia, entre outros pontos.
 
O diretor do Sebrae Minas, Fábio Veras,  disse que Uberaba tem uma história de força política e de uma economia robusta, com a presença de grandes empresas e iniciativa empreendedora. Ressaltou que tem a liderança política do prefeito Paulo Piau, com enorme respeito e respaldo do próprio governador do Estado e da presidência da República, o que tem sido demonstrado. “Quando o prefeito visitou Medellín, inclusive a convite do Sebrae foi pelo mérito que Uberaba teve de ser reconhecida com o ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’, revelou.
 
A iniciativa de Paulo Piau de trabalhar para se tornar Uberaba Cidade Inteligente foi vista com bons olhos pelo Sebrae, que é parceiro antigo do município e vai continuar sendo. Quanto ao engajamento da sociedade, Fábio Veras explicou: “esse não é um projeto de consultoria, mas um projeto da coletividade. E isso é fundamental para que ele dê certo, com a participação de líderes formais com suas instituições ou entidades, bem como estudantes, professores e jovens empreendedores. É importante que todos participem da apropriação e da compreensão para que ele seja um projeto vivo e vibrante”, detalhou.

Houve participação de grande parte do secretariado municipal, da Câmara Municipal com o seu presidente Luiz Humberto Dutra e o líder do governo, vereador Kaká se Liga, entidades e instituições, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato Rural de Uberaba, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).   
 
Jornalista Reginaldo Cangussu – Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar