Prefeitura

Gabinete

13/02/2015 - Corte Carnavalesca recebe a chave da cidade

A cerimônia oficial da entrega da chave da cidade à Corte Carnavalesca ocorreu na manhã desta quinta (12), no gabinete do prefeito Paulo Piau, em entrevista coletiva à imprensa. O Rei Momo Maxwell Rodrigues, rainha Neiliana Severino, 1ª princesa Mayra Papa e 2ª princesa, Katrein Simão, do Carnaval 2015 - Uberaba Diverte receberam a chave do prefeito, Paulo Piau, da primeira-dama Heloísa Piau e da presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira. Simbolicamente, a entrega da chave representa que a cidade será governada pela corte durante toda a festa de Carnaval.

Sumayra Oliveira ressaltou que o momento revive uma tradição do município e que a programação de carnaval vai oferecer a melhor folia, com tranquilidade e segurança, além trazer visitantes para o município. “No Ciclo Park, a expectativa é de um público de cerca de 10 mil pessoas por noite. Já no Mercado Municipal, trabalhamos com a expectativa de 3 mil pessoas por dia. Haverá Carnaval também no Circo do Povo e no CEU das Artes, com concursos de fantasia e máscara que vão premiar com tablets os vencedores. A gente descentralizou a programação para que todos possam aproveitar a festa”, ressalta ela.

O prefeito Paulo Piau desejou um bom reinado à corte e ressaltou que os R$ 350 mil não são um gasto, mas sim um investimento, visto que a folia mantém a população na cidade e atrai pessoas da região. “Para a cidade, fazer o carnaval significa manter aqui os gastos e é claro que isso reverte positivamente para o poder público”, explica.

Piau observou ainda que a programação é um momento de festa e preservação da cultura do Carnaval. Ele lamentou que as escolas de samba não estejam presentes, explicando que a administração, a exemplo de todas as cidades mineiras, está com dificuldades financeiras. “O carnaval é alegria, paz e confraternização. O símbolo da corte é uma tradição, com a entrega da chave da cidade. Vale observar que ano passado o índice de violência no Carnaval diminuiu muito e este ano a gente ano a gente espera que seja novamente um Carnaval de alegria.”

Corte destaca o uso consciente da água

Neste ano, a Corte Carnavalesca vem com a missão de conscientizar a população sobre o uso da água. Em momento de crise nacional, a Rainha do Carnaval, Neiliana Severino, falou sobre a responsabilidade e a conscientização sobre o uso da água: “O desperdício é muito alto e a nossa mensagem à população é que aproveitem bem a água e que tenham consciência, para não ficarmos sem esse recurso”.

O Rei Momo, Maxwell Rodrigues, mostrou alegria de fazer parte do Carnaval uberabense. “A responsabilidade é muito grande e é um grande sonho que estou realizando. Nós vamos fazer um carnaval especial e feliz para todos os uberabenses. No que depender da corte, a animação da folia está garantida.”

Programação

A abertura oficial do Carnaval será com o desfile do Bloco Maria Boneca, no dia 13, com concentração em frente à Fundação Gregório Baremblitt, às 9 h, na rua Capitão Domingos, 418. O bloco desce a rua Constituição, entra na av. Guilherme Ferreira, sobe a rua Carlos Rodrigues da Cunha, segue pela rua Santo Antônio até a praça Rui Barbosa, onde os foliões permanecerão até as 12 h, com apresentações artísticas.

De 13 a 17 ocorre o Carnaval no Ciclo Park (Parque do Paço), das 21 h até 1 da manhã, com shows da banda Bombatuk, Grupo Art Popular, Dadá Fonseca, Grupo Pixote, Banda Skema Livre, Raça Negra, Tribo do Gueto e Gera Samba.

Nos dias 14, 15 e 16 o Carnaval 2015 – Uberaba Diverte acontece no bairro de Ponte Alta, com a banda Conexão, das 22 h às 3 h. Já as tradicionais marchinhas ocorrem no Mercado Municipal, das 16 h às 20 h, com desfile de blocos e animação da Banda Carnaval Brasileiro. Seis blocos vão desfilar para concorrer a R$ 4.500 mil em prêmios. Também haverá matinês no Circo do Povo e no CEU das Artes, nos dias 15 e 17, das 16 h às 20 h.

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub