WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

04/02/2015 - FAO e CPLP se reúnem com Paulo Piau para discutir seminário internacional em Uberaba

Prefeito Paulo Piau recebeu em seu gabinete na segunda-feira (2), o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Hélder Muteia, e o diretor de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Manuel Lapão. O objetivo foi discutir Uberaba como cidade-sede do Seminário Contra a Fome através do Desenvolvimento Agropecuário, a ser realizado ainda este ano. Eles estiveram acompanhados do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Moçambique, Sinfrônio Júnior e dos secretários de Agricultura, Danilo Siqueira, e José Renato Gomes, do Desenvolvimento Econômico; vereador Kaká se Liga e Fábio Maciotti (Amvale).


Uberaba tem uma longa tradição na produção de alimentos e de conhecimento, segundo o prefeito Paulo Piau, que citou as 50 fazendas experimentais criadas pelo então presidente Getúlio Vargas, no final da década de 1930, citando a fazenda da Epamig, como essencial para a agropecuária. Ele ressaltou a importância do município para o melhoramento das raças zebuínas e o desenvolvimento de genética animal e vegetal de alta qualidade. “Nesse seminário, estamos abertos a discutir o quanto a África foi importante para o Brasil com a força de trabalho de tantos cidadãos. Ampliar o intercâmbio com os países da CPLP é fundamental para essa mobilização de combate à fome”, disse Piau.


O representante da CPLP, Manuel Lapão, expôs alguns temas que deverão entrar na pauta do seminário, como desenvolvimento agropecuário e infraestrutura, produção de alimentos e de energia com mapeamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hélder Muteia disse que a missão conjunta da FAO e CPLP visa erradicar a fome nos países que integram a CPLP. Ele observou que nos últimos 10 anos a redução mais significativa da fome ocorreu no Brasil, que tem feito a sua parte. Entretanto, ele reconheceu que sem equipamentos e tecnologia fica muito difícil para os países da África e para o Timor Leste avançarem.


Kaká se Liga disse que a fome é um assunto que preocupa muito e causa perda social. Explicou que Uberaba tem o seu destaque na produção de alimentos bem como tem uma logística diferenciada e se coloca à disposição para participar desse debate. Muteia concluiu dizendo que os governos tem as suas responsabilidades, mas o setor produtivo é imprescindível com tecnologias inovadoras. Exaltou a liderança do prefeito Paulo Piau, assim como os demais atores para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de erradicar a fome.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar