WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

21/10/2009 - Uberaba comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Uma série de atividades vai marcar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a partir desta sexta-feira (dia 23), em Uberaba. Os eventos são abertos à comunidade, informa a diretora Viviane Cataldi, explicando que o objetivo é despertar a atenção dos uberabenses para o mundo da literatura e para a existência da Biblioteca Municipal. A abertura oficial será às 19h desta sexta-feira, com apresentação da Banda de Música do 4º Batalhão no pátio cultural da Biblioteca Bernardo Guimarães. Na oportunidade será divulgado o Escritório de Direitos Autorais em Uberaba e feita a projeção do Vídeo Biobibliográfico dos Escritores Uberabenses. Em seguida, acontecerá o lançamento do livro “Coletânea Biográfica dos Escritores Uberabenses”, de autoria da bibliotecária Sônia Maria Rezende Paolinelli.

A noite será encerrada com a premiação dos “Leitores do Ano 2009” categorias Infantil, Juvenil, Adulto e idoso. Ainda na sexta-feira, das 8h às 21h, vai ocorrer no Jardim Suspenso da Biblioteca a 1ª Feira Regional do Livro de Uberaba, com presença de escritores e visitação de alunos de escolas públicas e particulares. Está programado ainda o lançamento do Livro “Assassinato em Jaguará”, do escritor uberabense Paulo Fernando Silveira, às 19h. Às 8h, no saguão da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, encontro da escritora uberabense “Magda Vilas-Boas” com idosos do Projeto Leituras e Vivências, para realização de dinâmicas e vivências (Relaxa-dança) baseadas no livro: Terceira idade: uma experiência de amor: terapia corporal para idosos.

Às 13h, na sala de multimeios, apresentação de DVD Institucional Informativo e visita orientada à Feira Regional do Livro e encontro com a escritora uberabense Maria Abadia Enes Lombadi e apresentação do livro “Mel, a abelha”. A partir de segunda-feira (dia 26) até quinta-feira (dia 29), as atividades da semana continuam. Às 9h de segunda, na sala de multimeios, palestra sobre “Ética profissional e Relações Interpessoais”, com Sheilla Parreira, professora do Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), voltada para as servidores da Biblioteca.

Na terça-feira (dia 27), às 8h30, no setor infanto-juvenil, encontro Intergeracional, com contação de histórias e contos dos idosos às crianças e cantigas infantis das crianças para os idosos. Na quarta-feira (dia 28), às 13h30, encontro com crianças de 0 a 5 anos, com hora do conto e dinamização do acervo de “livros brinquedos”, para os usuários do Setor Infanto-Juvenil e convidados. Na quinta-feira (dia 29), às 18h30, na sala de multimeios, debate sobre o Livro “Dom Casmurro”, de Joaquim Maria Machado de Assis, com a participação de Antônio Bernardes Neto, professor no Curso de Letras das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).

A atividade é voltada para os alunos do ensino médio (vestibulandos), usuários da Biblioteca e alunos do Cursinho Popular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ainda na quinta-feira, às 20h, no pátio cultural, culminância do projeto “Compartilhando Livros e Possibilidades” e entrega da placa com título “Escola Solidária”, à escola vencedora da Campanha de arrecadação de livros de literatura. Serão feitos ainda entrega de certificados às escolas participantes e ao “Aluno-Leitor destaque 2009” selecionado mediante concurso realizado internamente por cada escola participante do projeto, as quais premiarão nesse dia os alunos vencedores por categoria infanto-juvenil e juvenil.

Também haverá o lançamento de livro “Perfis Especiais”, do escritor uberabense João Eurípedes Sabino, seguida de apresentação Cultural.

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar