WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

22/01/2015 - Cemig atende região de Uberaba e fará manutenção na rede antes de entregar a responsabilidade às prefeituras

A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – Convale esteve na sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para acertar detalhes sobre a entrega do parque da iluminação pública às prefeituras municipais. A comitiva regional foi formada pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau; pelo deputado Tony Carlos; prefeito de Planura, Paulo Barbosa; prefeito de Pirajuba, Rui Ramos e pelo secretário-executivo da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (Amvale), Antonio Sebastião Oliveira. A Cemig, que não havia concluído o trabalho de manutenção da rede, dialgou e acertou com os prefeitos mediante laudo apresentado pelos municípios, que até 31 de janeiro vai concluir todas as necessidades da iluminação pública nos 13 municípios que integram a Amvale.
A reunião na capital mineira foi o desenrolar do encontro dos prefeitos na última sexta-feira, em Uberaba, ocasião em que eles manifestaram preocupação com as condições em que a Cemig havia repassado o parque da iluminação pública. Os problemas relatados eram muitos, com alguns municípios registrando índices elevados de lâmpadas apagadas ou danificadas, além do aceitável, como Planura, Comendador Gomes e Água Comprida. A companhia de energia, que já não respondia rapidamente nos últimos tempos, havia deixado de responder atendendo à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que causou problema político e administrativo para os municípios, segundo a Amvale. O cidadão ligava para a Cemig e ela respondia que a responsabilidade era das prefeituras, mesmo com os municípios não tendo recebido oficialmente a incumbência.
Contudo, os 13 municípios da Amvale já haviam antecipado qualquer dificuldade, e no ano passado, contrataram a empresa Kmr – Energia e Meio Ambiente para fazer um estudo seguido de um laudo técnico em iluminação pública. O documento foi protocolado na Cemig no ano passado. Segundo o secretário-executivo Antonio Oliveira, a ideia do prefeito Rui Ramos (Pirajuba) de propor o diagnóstico foi fundamental para poder sentar com a direção da Cemig e fazê-la entender que o pedido dos municípios era justo e por isso todos cobravam uma solução negociada, sem necessidade de buscar medidas judiciais. “Fomos prontamente atendidos a partir da agenda do prefeito Paulo Piau. A Cemig aceitou fazer por sua conta toda a manutenção da iluminação pública, zerando os problemas apontados no laudo. E no dia 1º de fevereiro, os prefeitos receberão a responsabilidade repassando-a para a empresa contratada pelo Convale”, explicou Oliveira ressaltando que a busca de solução foi altamente positiva para todos os lados, beneficiando o cidadão que merece todo o respeito da companhia e dos municípios.
Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU – 20.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar