WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

19/12/2014 - Prefeitura trabalha para recuperar a cidade após a chuva mais forte do ano

As fortes chuvas que caíram em Uberaba na tarde desta quinta-feira (18) causaram inundações e derrubada de árvores em alguns pontos da cidade, inclusive na região central.  O temporal ocorreu com ventos que atingiram 54 km/h, e de acordo com dados levantados foram quase 80 mm de precipitação. Na parte Sul de Uberaba foram aproximadamente 65 mm. A chuva foi considerada a mais intensa deste ano, o equivalente a 8 dias de precipitação, ou seja, 26% de um mês climatológico inteiro em cerca de 50 minutos. Apesar do grande volume de água, a Prefeitura de Uberaba informou que os motivos pelos quais houve inundação nas avenidas Leopoldino de Oliveira e Fidélis Reis serão apurados.
 
 Mesmo com obras em andamento, a enchente na Avenida Santos Dumont não era esperada, entretanto, a via recebeu grande volume de água da Avenida Santa Beatriz e vias transversais como a Rua Varginha.  As obras de macrodrenagem na Santos Dumont não foram concluídas ainda, enquanto na Santa Beatriz será iniciada em 2015. A Avenida Pedro Salomão teve galeria duplicada, mas ainda não conectada no sistema de drenagem da cidade, pois depende do término das obras da Santos Dumont. No local ainda falta um importante equipamento que conduzirá a água para dentro da nova galeria -  a construção de duas caixas de confluência. Uma na Avenida Pedro Salomão com a Santos Dumont e outra no cruzamento da Santos Dumont com a Rua Epitácio Pessoa.  
 
De acordo com a Unidade de Gestão de Projetos (UGP), que coordena as obras de duplicação das galerias pluviais, se a água da Santos Dumont, Santa Beatriz e Pedro Salomão estivesse sido levada para os canais, não teria ocorrido uma enchente como aconteceu nesta quinta-feira. A unidade informa que quando a duplicação da galeria na Santos Dumont e Santa Beatriz estiverem concluídas, a efetividade da macrodrenagem será tão eficiente quanto na Avenida Guilherme Ferreira, onde não se registrou enchente como no restante das avenidas centrais. Na Guilherme Ferreira, a obra de ampliação da galeria foi concluída em 2013.
 
O motivo da enchente na Avenida Leopoldino de Oliveira, cujas obras de macrodrenagem foram concluídas em 2012 serão apurados.  A prefeitura de Uberaba está tomando todas as providências para recuperar a cidade após este temporal e trabalhará para completar as obras do projeto de macrodrenagem o mais rápido possível para que a cidade não volte a enfrentar o mesmo caos desta quinta-feira.
 
Decom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar