WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

06/12/2014 - Participantes de seminário de esporte escolar concluem que fomento à base é a solução

O I Seminário Uberabense de Esporte Escolar foi realizado na manhã desta sexta-feira (5), no anfiteatro da prefeitura com palestras e debates, que mostraram o fomento das atividades esportivas na escola como solução para o esporte de rendimento. A promoção foi do Conselho Municipal de Esporte e contou com a presença de autoridades e profissionais da área.

O presidente do Conselho Municipal de Esporte e secretário de Esporte Lazer, Luiz Medina, abriu o evento e comentou sobre essa primeira ação do conselho e os caminhos para se alcançar o alto rendimento. “Existem duas maneiras de fazer esporte: a primeira é com bastante dinheiro e contratando atletas, o que não é a nossa realidade atual; a outra é investir no esporte escolar como base para formação de craques no esporte e na vida”, afirmou Medina.

O prefeito Paulo Piau afirmou que não compactuará com o futebol amador pagando atletas que já estão velhos e outros que estão apenas começando nos campeonatos da Liga Uberabense de Futebol. “Pagar jogadores masters, seniores, e até pré-mirim, é um absurdo em minha opinião. Melhor é investir no desporto escolar para termos a formação de atletas da própria cidade”, concluiu.

Ainda falaram o presidente da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, Everson Sicarinni, e o professor Silas Queirós, membro do Conselho Municipal de Esporte. A secretária de Educação, Silvana Elias, ressaltou a importância do esporte para uma educação integral. “Não há como atingirmos o objetivo de uma educação de qualidade se ela for fragmentada, se olharmos só o lado cognitivo, emocional, ético, ou moral. O esporte aparece na formação física, mas também como elemento agregador de outros aspectos, elevando, inclusive a autoestima e, consequentemente a vida social do aluno-atleta”, explicou.

A evolução do esporte escolar em Uberaba foi apresentada pelo diretor de Esporte da Smel, Carlos Alberto “Sabonete”, que por meio de gráficos, mostrou entre outros aspectos os números dos Jogos Escolares de Uberaba (Jeura), que em 2008 teve a participação de 550 atletas e, que agora, em 2014 foram 6 mil participantes.

Ainda antes de ser aberto o microfone à participação do público, Luiz Medina falou da significância dos Jogos Escolares de Uberaba. “Tudo começa nos Jeura. É dele que saem os times que disputarão os Jogos Escolares do estado de Minas Gerais (Jemg), que podem ir aos Jogos Escolares Brasileiros e até ao mundial”, concluiu.

Aurélio Veloso - (Decom-PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar