WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

28/11/2014 - Paulo Piau informa ao Cisvalegran que a União vai assumir 50% das despesas do hospital regional

Na reunião do consórcio, os prefeitos e secretários de Saúde discutiram também os altos custos para se contratar médicos ou pagá-los  por consultas

Os 17 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvalegran) presidido pela prefeita de Delta, Lauzita Resende da Costa, se reuniram nesta quinta-feira (27), no gabinete do prefeito Paulo Piau. Ele comunicou a todos que a União atendeu ao pedido da região e vai custear 50% das despesas do Hospital Regional José Alencar. Outros assuntos também foram discutidos, entre eles as formas de contratação de médicos e os altos custos desse profissional.

Depois de uma série de idas e vindas ao Ministério da Saúde cobrando uma decisão sobre a participação da União no custeio do Hospital Regional, o prefeito Paulo Piau recebeu a boa notícia esta semana, quando a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência do Ministério da Saúde, Maria do Carmo, comunicou ao secretário de Saúde, Fahim Sawan, que a União vai assumir esse compromisso. A previsão é de que no primeiro ano o hospital gaste em torno de R$ 40 milhões no total; sendo 50% da União; 25% dos 28 municípios que receberão atendimento e há a expectativa de que o Estado se comprometa com outros 25%, por meio da Secretaria de Saúde.  
   
Custos de contratação de médicos
Numa avaliação sobre a atual situação do consórcio, todos avaliaram como muito positiva pelos prefeitos e secretários de saúde, após anos de dificuldades da entidade. Houve também uma longa discussão de todos os municípios sobre a melhor forma de contratação de médicos para atender às diferentes especialidades. Diversos municípios estão com dificuldades para pagar os plantonistas que recebem uma média de R$1.200 por plantão de 12 horas; outras prefeituras fazem pagamentos por consultas ou procedimentos utilizando a tabela da Unimed ou da Associação Médica Brasileira (AMB), pois os médicos não aceitam a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos dois casos, os custos acabam ficando muito altos.    
 
O Hospital Regional José Alencar deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2015 e vai atender a 28 municípios da Superintendência Regional de Saúde, sendo boa parte deles integrantes do Cisvalegran, que é composto por Água Comprida, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Frutal, Itapagipe, Iturama, Pirajuba, Planura, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar