WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

26/11/2014 - Fundação Certi mostra os primeiros caminhos para consolidação do Parque Tecnológico de Uberaba

A Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) apresentou no gabinete do prefeito Paulo Piau, nesta segunda-feira (24), os primeiros estudos desenvolvidos sobre o Parque Científico e Tecnológico de Uberaba. O consultor Cleber Borba Nascimento começou ressaltando o potencial e o tamanho do terreno onde se encontra instalado o parque, considerado o maior do Brasil com 10 milhões de metros quadrados para atrair empresas de alto conteúdo tecnológico.  


O prefeito Paulo Piau ressaltou que o Parque Tecnológico de Uberaba é um projeto de 20 anos e que tem tudo a ver com as universidades e com o empresariado inovador. “Vamos fazer de Uberaba uma cidade rica em sonhos e oportunidades. Estamos com o projeto arquitetônico e o Master Plan (plano de ocupação) desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do deputado Narcio Rodrigues. Estamos otimistas com o parque e com a cidade”, disse o prefeito.


Para Borba, essa foi a oportunidade de apresentar ao prefeito, aos secretários municipais, instituições de ensino e pesquisa, e entidades representantes do empresariado, o resultado da primeira fase dos estudos para os quais a fundação foi contratada. Ele disse do know-how da Fundação Certi que tem sede em Florianópolis (SC) e já desenvolveu trabalhos semelhantes para mais de 10 parques tecnológicos espalhados pelo Brasil.  


Segundo o consultor da Certi, foi trazido um levantamento de boas práticas de outros parques, bem como algumas alternativas que podem ser pensadas do ponto de vista da modelagem de negócios do parque até a estruturação jurídica, observando as características do parque de Uberaba. “É o início do projeto, a primeira das seis etapas para delinear alternativas de negócio. Não é nada conclusivo, o que virá nos próximos meses. A nossa consultoria dura 18 meses, mas estamos aqui para ajudar no desenvolvimento de um parque que veio para ficar”, expôs.   


O consultor da fundação ratifica que o parque de Uberaba já é um projeto estruturado sob a liderança da prefeitura e com parceiros muito importantes como universidades públicas, institutos de ensino e pesquisa, além de entidades empresariais.  Ele ressaltou ainda a existência do projeto para construção do primeiro centro de inovação do parque.  “O nosso papel é alavancar o desenvolvimento, apoiar na estratégia de modelagem de negócios, modelagem jurídica e apoiar para que o parque consiga acelerar o tempo de maturação propriamente dito”. Ele ressaltou que é preciso atrair empresas inovadoras, ter incubadora de empresas dentro do parque e colocá-las para trabalhar com as instituições que trabalham com pesquisa a fim de desenvolver produtos e projetos focados na inovação.  


Estiveram presentes, entre outros, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes; o chefe de Gabinete, Fernando Hueb; a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões; o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto; a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende e equipe, professores universitários, empresários e autoridades. Representando o deputado Narcio Rodrigues, o empresário Karin Mauad.
 
Jornalista Reginaldo Cangussu (Decom PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar