WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

20/11/2014 - Prefeitura contratará empresa para conservação de parques, jardins e canteiros municipais

A ideia é dar um novo visual aos espaços públicos dotando-os de mais verde

 
A Prefeitura de Uberaba abriu licitação para contratar empresa que fará a recuperação, melhoramento e conservação de parques, jardins e canteiros municipais. A licitação será disputada na modalidade pregão, do tipo menor preço, e irá contratar por empreitada global para execução de serviços, que incluem ainda controle fitossanitário, serviços socioambientais de interesse publico, irrigação itinerante, execução de jardins, corte de grama, produção de mudas e administração do viveiro municipal para atender à Secretaria de Infraestrutura.

“Optamos por contratar uma empresa especializada em plantio e manutenção de praças de jardins na intenção de melhorar o paisagismo da cidade que receberá uma atenção constante e poderá ficar mais bonita”, aponta o chefe de Gabinete, Fernando Hueb. O credenciamento será realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Infraestrutura, dia 4 de dezembro, às 9h. A abertura dos envelopes de preços, habilitação e disputa de lances será no mesmo dia, às 9h15. A prestação dos serviços vigorará por um período de 12 (doze) meses, contados a partir da assinatura do termo de contrato. O valor global estimado da licitação é de R$ 8.391.490,56.

Segundo Hueb, o contrato que será feito é chamado de contrato guarda-chuva. “Essa modalidade é mais abrangente e não necessariamente significa que será gastos o valor total estimado. A partir da assinatura do termo, a prefeitura terá a possibilidade de emitir ordem de serviço e contratar o que ela determinar como prioridade”.

Vale ressaltar que será gasto apenas o valor necessário para a realização das obras que forem feitas de acordo com a disponibilidade de recursos da prefeitura. No término do contrato pode ser que apenas uma parte do recurso tenha sido utilizada. Com esse sistema, a prefeitura conseguirá economizar bastante, pois ficará com a empresa a manutenção dos espaços verdes. “Trabalharemos inicialmente nas principais praças e avenidas da cidade que são as áreas mais utilizadas pela população. Nossa ideia é manter sempre um bom aspecto, uma vez que o edital prevê não só o plantio, mas também a manutenção do serviço”, explica Hueb.

De acordo com o contrato, a empresa ainda deverá plantar as mudas de acordo com o clima e a estação do ano e se as mudas não vingarem deverá ser feito o replantio do material. O contrato ainda prevê a criação de mudas no horto municipal e a execução de campanhas de educação ambiental falando de cuidados com o meio ambiente, jardins e com a vegetação da cidade.

Serão realizados serviços de implantação de jardins e canteiros, produção de mudas e manutenção de viveiro, controle fitossanitário, plantio de árvores em calçadas e áreas urbanas, irrigação com caminhão pipa, corte de grama, além de implantação, recuperação e melhoramento do Parque das Acácias.

Define-se como serviços de recuperação de jardins e canteiros, os serviços de planejamento, tratos culturais em canteiros, jardins, podas de formação e topiaria de espécies arbustivas, adubação mineral e orgânica de recuperação. A contratada deverá contar com estrutura que permita sua mobilidade, atendendo às necessidades nos diversos logradouros do município para executar a recuperação do paisagismo de jardins e canteiros públicos.

A empresa vencedora deverá realizar a limpeza, a capina manual, poda de arbustos dos locais mantidos, mantendo o asseio. Fortalecer as plantas existentes, tornando-as mais resistentes ao ataque de pragas e doenças e diminuindo os gastos com inseticidas, além de melhorar o perfil do solo, criando as condições necessárias ao desenvolvimento das plantas.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar