WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

05/11/2014 - Estudo da Fiemg para o eixo de desenvolvimento do gasoduto será lançado este mês em BH

Em reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), nesta terça-feira (4), o prefeito Paulo Piau se reuniu com o presidente da entidade, Olavo Machado Júnior. Eles discutiram o lançamento do estudo de negócios e oportunidades do eixo de desenvolvimento do gasoduto Queluzito—Uberlândia. O local do evento será Belo Horizonte ainda neste mês, mas a data será decidida com a participação dos presidentes regionais da Fiemg: Altamir de Araújo Roso Filho (Uberaba), Afonso Gonzaga (Divinópolis) Pedro José Lacerda do Nascimento (Uberlândia).   

O projeto do gasoduto Queluzito-Uberlândia, que tem no município de Uberaba o maior interessado em razão da construção da planta de amônia da Petrobras, levou o prefeito Paulo Piau à Fiemg para um novo encontro. Piau conversou demoradamente com o presidente Olavo Machado Júnior e os dois se mostraram animados para o lançamento do estudo que vai detalhar negócios potenciais ao longo do traçado do gasoduto a ser construído pelo governo do Estado, como contrapartida para a vinda do empreendimento de quase R$3 bilhões da Petrobras, em Uberaba.

Piau observou que o evento será realizado pela Fiemg com a participação decisiva das três regionais da entidade e com o apoio da prefeitura de Uberaba. O gasoduto deverá custar algo em torno de R$2 bilhões à Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e sua extensão será superior a 500 km passando por 26 municípios.

O prefeito Paulo Piau ressaltou que o gasoduto precisa ficar pronto até o segundo semestre de 2016 e poderá transportar até três milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A expectativa é de que o estudo detalhe todas as possibilidades de novos negócios por todo o traçado com a geração de emprego e renda. “Estamos otimistas em relação a esse estudo que será fundamental para que o mundo empresarial enxergue muitas oportunidades com a chegada do gasoduto. Uberaba é a maior interessada porque já tem a planta de amônia em construção, mas todos os municípios sabem que terão grandes perspectivas”, disse Piau.

Parque Tecnológico – Paulo Piau se reuniu com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Houve acerto entre os dois que no 3º Seminário Uberaba Inovadora será lançado o Plano de Negócios do Parque Tecnológico de Uberaba com a presença do secretário ou de um técnico da Superintendência de Inovação Tecnológica, responsável pelos parques no estado. 
 
Região Metropolitana – O prefeito de Uberaba se reuniu também nessa terça-feira com a deputada uberlandense, Liza Prado (PROS). Ela é autora do projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa criando a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. Os dois discutiram a tramitação, mas reconheceram que se não houver avanço nesse semestre, o projeto poderá ser reapresentado novamente por outro parlamentar no início da próxima legislatura.  

Jornalista Reginaldo Cangussu (Decom PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar