WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

25/09/2014 - Campanha pelo voto consciente é lançada em Uberaba e ganha apoios

O prefeito Paulo Piau participou nesta quarta-feira (24) do lançamento da campanha pelo voto consciente, na Praça Rui Barbosa. A iniciativa do G9 tem por objetivo esclarecer a população sobre a importância de se eleger candidatos de Uberaba e região nas eleições proporcionais (deputados estaduais e federais) e de não anular ou votar em branco. O lançamento da campanha foi bem recebido com diversos carros adesivados na hora do rush, inclusive pelo próprio prefeito. 

 
O grupo -- que é composto por Sindicato Rural, Fiemg, Cigra, Aciu, CDL, IEATM, OAB, Sinduscon e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba -- explicou que a iniciativa visa a evitar que Uberaba perca representatividade ao votar em candidatos que não são da região. A Prefeitura de Uberaba é apoiadora do evento e da campanha, mas sem utilização de recursos públicos.
 
Para Paulo Piau a iniciativa do G9, como sociedade civil organizada que é, merece aplausos e vêm ao encontro da necessidade de Uberaba. Ele ressaltou que todos os 5564 municípios brasileiros precisam de recursos para implantar os seus projetos e fazer avançar a saúde, a educação, a segurança pública, entre outras áreas importantes. Citou gasoduto, região metropolitana, aeroporto regional, boas estradas e mobilidade urbana como benefícios esperados. 
 
O prefeito reconheceu como inteligente a campanha incluindo não só Uberaba, mas também a região. “Temos grande projetos para poder avançar e que precisam da força política. Os governos entendem a linguagem do voto no plenário, por isso é tão importante que tenhamos representantes nossos”, explicou.   
 
O presidente do G9 e que também preside o Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, disse da necessidade de votar em candidatos da região para obter representatividade, enquanto não se implanta o voto distrital. O presidente da OAB local, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, afirmou que quando as entidades pedem o voto nos candidatos de Uberaba e região não quer dizer que os outros são ruins, mas porque eles estão preocupados com as bases mais expressivas. 
 
Pela ACIU, o presidente Manoel Rodrigues Neto pediu ao povo que faça a opção pelo voto em candidatos locais. Ele também reconheceu a necessidade de uma reforma política incluindo o voto distrital, mas enquanto ele não vem, quer a adesão do uberabense à campanha do G9. O vice-presidente da CDL, Orlando Geraldo da Silva, alertou a todos sobre a pulverização dos votos que dificulta a eleição dos candidatos locais e regionais. 
 
Dados - Diversas cidades brasileiras estão tomando atitudes semelhantes, entre elas estão Franca, Piracicaba e Sorocaba, no interior de São Paulo, e Londrina, no Paraná.   Segundo dados do TRE, Uberaba e região chegam a transferir no mínimo 20% dos seus votos para candidatos que não possuem base eleitoral local. Um cálculo preliminar aponta que caso a região votasse em peso nos candidatos locais, a representatividade poderia aumentar em mais três ou quatro cadeiras na Assembleia e duas no Congresso Nacional.

Jornalista Reginaldo Cangussu 
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar