WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

16/09/2014 - Prefeito Paulo Piau dá início às obras do calçamento de Peirópolis

O prefeito Paulo Piau esteve nesta segunda-feira, dia 15, em Peirópolis onde autorizou o início das obras de calçamento do Sítio Paleontológico de Uberaba, que receberá um assentamento em paralelepípedo basalto em uma área de 6.717,47 m² com guia de concreto.

O prefeito autorizou a realização da obra que é solicitada há 25 anos pelos moradores da região. “Com felicidade posso afirmar que minha administração está quebrando mais um tabu. Estamos fazendo várias obras que estão sendo esperadas há anos pelos moradores de Uberaba. Obras que geralmente são prometidas em campanha sem de fato ter uma solução real. Nessa administração não permitiremos isso. Estamos aqui com o maquinário de prontidão para dar início a essa obra que é uma realização. É com satisfação que damos o pontapé inicial nessas obras do calçamento para poder atender a comunidade e acabar um pouco com a poeira”, destaca Piau.

O prefeito destaca que a realização dessa obra passou por uma grande burocracia até que se chegou à empresa Construtora Xavier Ltda, vencedora da licitação para prestação do serviço de assentamento. A proposta da construtora foi de R$135.037,67. Duas empresas participaram da concorrência na modalidade Tomada de Preços, do tipo menor preço global, visando atender à Secretaria Municipal de Infraestrutura. O prazo para execução dos serviços será de quatro a cinco meses, podendo ser prorrogado.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, a construtora informou que a previsão é de que a obra avance cerca de 50m² por dia. E ainda, uma equipe da secretaria estará fazendo em paralelo à parte de drenagem solicitada pelos moradores. “Estava fora do projeto, mas os moradores que convivem com a situação apresentaram a necessidade e o prefeito determinou que atendêssemos esta demanda e é o que já estamos fazendo. Queremos terminar tudo o mais rápido possível”, aponta Indaiá.

Até o momento a secretaria realizou por conta do município toda a parte de drenagem que vai até as lagoas. “Essa parte foi problemática devido às pedras tapiocangas do local, mas demos conta do recado e economizamos muito para a prefeitura. Nós também colocamos manilhas maiores que irão atender melhor a região. Agora só falta à parte de paralelepípedo”, afirma Indaiá.   

O secretario de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes apontou a vontade do prefeito em fazer a obra desde o inicio do mandato. “Não deixei de escutar o pedido do prefeito para que pudéssemos avançar mais aqui em Peirópolis e que fizéssemos reuniões com a comunidade para que escutássemos suas vontades. Estamos fazendo isso através do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e poderemos atender esse pedido que está pendente há 25 anos e que irá beneficiar a todos, turistas, moradores e comunidade de Uberaba”, ressalta José Renato.

Trabalho a ser executado -Durante as obras, qualquer retirada e demolição que seja realizada, a empresa deverá preservar as caixas de passagem e de visita, além das tubulações da Cemig, Codau, CTBC e Prefeitura existentes no local. A empresa contratada ficará responsável pela reparação desses equipamentos, caso eles sejam danificados.

A empresa também deverá reconstituir cercas, muros ou outros elementos que forem removidos para a execução da obra. Os mobiliários urbanos que venham a ser retirados deverão ser levados para o depósito municipal ou em local a ser definido pela fiscalização da prefeitura.

A contratada deverá providenciar isolamento para que pedestres não transitem nas áreas que estejam em obras. Este isolamento deverá ser executado com tapume móvel e/ou cordas. Nos locais de obras deverá ser instalada iluminação de alerta tipo obstáculo voltada para a via pública. Periodicamente, o entulho gerado na obra deverá ser removido para “bota-fora”, em local indicado pela fiscalização da PMU. No final da obra deverá ser feita uma limpeza geral no canteiro, com a retirada de entulhos, placas, equipamentos, entre outros.

Vale ressaltar que os poços de visita e caixas de passagem de alvenaria ou concreto, seja da CTBC, Codau, Cemig ou outra que porventura existir na rua, serão alteados ou rebaixados pela contratada, devendo ser orçada a retirada da tampa existente, a elevação ou o rebaixamento junto ao pavimento e recolocação da tampa.

 
Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar