WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

21/08/2014 - CPLP manifesta interesse em ampliar negócios de Uberaba com África e define seminário para 2015

Uberaba recebeu nesta quarta-feira (20), o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), diplomata moçambicano, Isaac Murargy. A sua agenda incluiu uma visita ao gabinete do prefeito Paulo Piau e à regional Vale do Rio Grande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A possibilidade de Uberaba firmar novas parcerias no agronegócio foi amplamente manifestada pelos dois lados e será detalhada em seminário no município, em 2015.  


O seminário -- que vai reunir os nove países da CPLP -- vai ter participação do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para discutir estratégias de combate à fome. A data ainda não está definida, mas o evento pode ser realizado no mês de abril de 2015. A CPLP é composta por nove estados-membros: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Guiné Equatorial.


Na Fiemg Regional, o presidente Altamir de Araújo Rôso Filho se mostrou bastante interessado em estreitar os laços com os países da CPLP, dizendo que existem muitas tecnologias desenvolvidas que poderão ser levadas à África e que a Casa da Indústria mineira pode ser a casa dos empresários africanos.


Paulo Piau falou da importância de o governo brasileiro ter voltado à atenção para a África nos últimos anos, e que o continente africano -- assim como o Brasil -- tem muita terra para avançar na produção de alimentos. “Temos a melhor tecnologia de agricultura tropical do mundo e tudo isso pode ser levado à África como retribuição à dívida social que contraímos”, disse.


Segundo ele, Uberaba e região já possui negócios com a África, sobretudo, na comercialização de gado zebu. Piau exaltou as qualidades da região como localização e infraestrutura diferenciada com rodovias em fase de duplicação, aeroportos e ferrovias. O secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, se colocou à disposição para auxiliar na organização do seminário e deixou claro o potencial de Uberaba, de Minas Gerais e do Brasil na produção de alimentos, além de know-how para ajudar a África.  


O diplomata Isaac Murargy disse que tem uma relação de muita proximidade com o Brasil desde que trabalhou aqui como embaixador de Moçambique. Também relatou que tem muita afinidade com Minas Gerais, Estado que lhe concedeu o título de Cidadania Honorária. Quanto a Uberaba, ele se lembrou das visitas que fez à Expozebu acompanhando autoridades africanas e criadores de gado moçambicanos.  Reafirmou o compromisso da CPLP em avançar a discussão em Uberaba para a busca de estratégias de combate à fome com a participação da FAO, que tem o brasileiro José Graziano da Silva como diretor-geral. Ele classificou a visita a Uberaba como muito importante por poder conhecer melhor um dos mais importantes municípios do Brasil.


O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Moçambique, Sinfrônio José da Silva Júnior, disse que as condições e o potencial de Uberaba, além do apoio da prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura, foram decisivos para decidir pela realização do evento no município.  


Jorn. Reginaldo Cangussu

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar