WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

20/08/2014 - Prefeitura de Uberaba reúne autoridades e propostas para melhoria da segurança pública

Prefeito Paulo Piau reuniu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (19), cerca de 30 autoridades para manifestar a preocupação do governo municipal com a violência crescente em Uberaba e região. Na ocasião, ele pediu para que todas as instituições façam um esforço conjunto para minimizar a situação atual e também contribuam para a realização do seminário regional sobre segurança pública no mês de setembro. O dia ainda não foi definido, pois depende de um acerto nas agendas do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli.


Ficou decidida a criação de uma comissão para organizar os diagnósticos e trabalhar na elaboração de um documento com propostas que poderão ser implantadas a curto, médio e longo prazos. O grupo será coordenado pelo secretário de Governo, Wellington Cardoso. Piau disse que a sensação de insegurança da população cresceu significativamente nos últimos anos. “O Brasil não possui um plano integrado de segurança pública. Temos de trabalhar com inteligência e tecnologia e é sabido que faltam investimentos em segurança, o que devemos cobrar”, observou Piau ao agradecer os representantes de todas as instituições responsáveis direta ou indiretamente pela segurança pública na região, Poder Judiciário estadual e federal, Ministério Público estadual e federal, Secretaria de Estado da Fazenda e Poder Legislativo Municipal, por meio de vereadores que tem relação com segurança pública.  


Presença de Uberlândia 
O prefeito ressaltou que esteve no dia 7 de agosto com o ministro da Justiça, em Brasília. Lá sugeriu a ele a criação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Segurança. O secretário Wellington Cardoso lembrou que a integração das polícias estaduais e federais foi amplamente citada pelo ministro como uma alternativa para enfrentar a violência, e que ele viria a Uberaba para falar do assunto, bem como da experiência da Copa do Mundo, com os Centros de Comando e Controle instalados em todas as cidades-sede. “Estamos tentando acertar as agendas do ministro e do secretário Romanelli para que tenhamos a presença dos dois em Uberaba”, afirmou.  


Uberlândia também estará envolvida no evento, pois os dois municípios poderão pleitear para a região um Centro de Comando e Controle, principalmente para enfrentar o tráfico de drogas e armas que passa pelas estradas. No dia 8 de agosto, Paulo Piau falou com o prefeito de Uberlândia e o convidou para dividir a coordenação do evento. Gilmar Machado aceitou o convite e deverá fazer uma reunião semelhante a que ocorreu em Uberaba nesta terça-feira.  


Houve uma participação efetiva de juízes, promotores, procuradores, vereadores, policiais, entre outras autoridades. Todos expressarem suas opiniões em relação ao momento atual e o que pode ser feito para atenuar a criminalidade. O grupo de trabalho de Uberaba volta a se reunir na próxima semana, porém com um número reduzido de pessoas por razões práticas. As propostas que forem sendo alinhadas se tornarão públicas a partir do momento em que forem entregues ao ministro José Eduardo Cardozo, durante o seminário. O prefeito terá o papel de articulador e vai trabalhar politicamente. 


Caberá a cada representante de instituição inserir o que achar necessário e viável, o que representará a união de esforços necessária. “O município pode muito pouco em segurança pública, mas o prefeito teve essa iniciativa que é importante. Há necessidade premente que resgatemos a autoridade”, afirmou o secretário municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Emanuel Kappel, que insiste em algumas providências pontuais mais urgentes.    
 
Jornalista Reginaldo Cangussu

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar