WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

09/08/2014 - Prefeito Paulo Piau e ministro da Justiça definem seminário de segurança pública em Uberaba

Na audiência do prefeito Paulo Piau com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nessa quinta-feira (7), em Brasília, ficou acertada a realização de um seminário regional liderado por Uberaba e Uberlândia para discutir um plano integrado de segurança. Nesta sexta-feira (8), o prefeito Paulo convidou o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, para coordenar o evento em Uberaba, que deve reunir os municípios do Triângulo, todas as forças policiais estaduais e federais, poder judiciário e o ministério público.  


O ministro da Justiça disse que a integração é imprescindível para buscar os melhores caminhos, e que as reivindicações do prefeito Paulo Piau são legítimas e o governo federal vai participar dessa cruzada para minimizar a violência na região. “Acho que a nossa experiência na Copa com resultado altamente positivo foi em decorrência da integração das polícias dos estados e do governo federal, com planejamento e gestão. Acho que precisamos pegar os problemas de Uberaba, de Uberlândia e região para discutirmos e criarmos o Plano Integrado de Segurança do Triângulo Mineiro”, afirmou. 


O prefeito Paulo Piau sugeriu ao ministro o PAC para a Segurança Pública. Ressaltou a sensação de insegurança da população de Uberaba com a redução de 50% do contingente da Polícia Militar de Minas Gerais na cidade nos últimos 10 anos e as dificuldades da Polícia Civil, o que vem aumentando consideravelmente a incidência de crimes.  O número de policiais militares era de 800 e hoje está em 385. Piau pediu também mais recursos humanos e melhor estrutura para a Polícia Federal e para a Polícia Rodoviária Federal, vinculadas ao ministério da Justiça, e fundamentais no combate ao tráfico de drogas. 


Cardozo sugeriu que a região pense em um Centro de Comando e Controle que tenha relação com o Centro Nacional de Comando e Controle e também com o estado. Ressaltou que é possível integrar uma ação multiplicando esforços para combater o crime organizado, fechar as estradas e asfixiar as organizações criminosas. “Acho que esse é o grande desafio, mas o prefeito Piau mostrou muita sensibilidade para debatermos em conjunto essa questão, não só nós e os municípios, mas também o governo do estado de Minas”, explicou.


Segundo o ministro, essa experiência poderá ser inédita com o envolvimento da PF, PRF, Força Nacional de Segurança Pública, PMMG e Polícia Civil de Minas, todos juntos numa estratégia comum, unificada, sem divergências políticas, sem questões corporativas. “Fiquei muito entusiasmado com o diálogo com o prefeito Piau e posso afirmar que esse seminário vai ser feito, estarei presente nele, quero acompanhá-lo para que nós possamos talvez iniciar um momento histórico com o Plano de Segurança do Triângulo Mineiro”, assegurou.    
 
Jornalista Reginaldo Cangussu

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar