WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

08/08/2014 - Conphau libera asfaltamento de ruas com paralelepípedos para melhorias no trânsito

A autorização atende às demandas das obras do Corredor BRT e do projeto Água Viva

 
Membros do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) participaram, na quarta-feira (6), de uma reunião extraordinária para decidir sobre o asfaltamento de relação de ruas calçadas com paralelepípedos. O recapeamento de alguns trechos foi liberado em virtude da implantação do corredor de ônibus BRT e do Projeto Água Viva, conforme orientação da Secretaria de Infraestrutura, visando melhorias no trânsito e a otimização do fluxo de carros necessária para as mudanças.


No bairro Jardim Alexandre Campos, a rua Angélica será asfaltada no trecho entre as ruas Antônio Carlos e Coronel José Ferreira. A rua Irmão Afonso receberá asfalto entre as ruas São Sebastião e Dr. José Ferreira; a rua Lauriston Prata receberá asfalto entre a rua Coronel José Ferreira até o Muro; e, por fim, a rua Dolores Cunha Campos terá asfaltada também no trecho entre a rua Coronel José Ferreira até o Muro.


No bairro Irmão Soares/Morada das Fontes, dois trechos serão asfaltados: a rua Antônio Carlos, entre a avenida Santos Dumont e a rua Irmão Afonso, e a rua Mozart Furtado Nunes, no trecho entre a rua Dr. Hildebrando Pontes e av. Santos Dumont.


Já no bairro Mercês, a rua Episcopal será asfaltada entre as ruas Alfém Paixão e a Coronel Manoel Borges; a rua Barão do Triunfo receberá asfalto no trecho entre as ruas Afonso Rato e a José Felício dos Santos; e as ruas Antônio Pedro Naves e José Furtado Nunes, ambas entre a Leopoldino de Oliveira e a Afonso Rato.
No bairro Abadia, duas ruas com paralelepípedo receberão asfalto: a rua Doutor Luiz Paula e a rua Francisco Alves Carvalho, ambas no trecho entre a av. Leopoldino de Oliveira e rua dos Andradas. As demais ruas calçadas com paralelepípedo serão preservadas, conforme decisão tomada na primeira reunião do Conphau.
Por último, no bairro Estados Unidos, será asfaltada a rua Silvério Cartafina, no trecho entre a av. Leopoldino de Oliveira e a rua Henrique Dias.


A decisão favorável ao asfaltamento de todos esses trechos atende a necessidades que resultarão na melhoria da mobilidade urbana, colaborando com o desenvolvimento da cidade sem prejudicar os projetos da prefeitura. Quanto à preservação das demais ruas com calçamento de paralelepípedos, o Conphau também concluiu a necessidade da realização de um projeto que visa inventariar ruas históricas, reforçando, portanto, a importância da preservação dessas ruas para manter viva a história da cidade. 


Os conselheiros vão formalizar, ainda, um pedido à Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsan (Feti) solicitando a abertura de um curso para calceteiro, profissional que faz a manutenção de ruas com paralelepípedos. O objetivo é capacitar profissionais, oportunizando que as ruas históricas sejam conservadas em bom estado e ainda possam gerar empregos.


Vale lembrar que a definição do calçamento de algumas destas ruas não havia sido tomada, pois aguardava a votação de alguns conselheiros, fato que ocorreu nesta quarta-feira, durante a reunião extraordinária.
 
Estagiária de Jornalismo Luiza Carvalho de Oliveira
Comunicação FCU/PMU
 

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar