WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

08/08/2014 - Ministro da Justiça quer Plano Integrado de Segurança Pública em Uberaba e região

O prefeito Paulo Piau esteve nesta quinta-feira, dia 07 em Brasília para se reunir com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e discutir questões de segurança pública de Uberaba e região. A discussão girou em torno da criação de um Plano Integrado de Segurança para Uberaba e a região do Triângulo Mineiro envolvendo não só o município como também o Governo Federal e o Governo do Estado, com a Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. A proposta foi muito bem recebida por Cardoso que vê na medida algo que possa ser eficaz no combate a criminalidade. Segundo o ministro a integração entre as forças policiais dos estados e federal funcionou bem no período da Copa do Mundo e, portanto se criou um modelo que deve ser adotado na região de Uberaba. “Todos os estados têm de ter Centros de Comando e Controle. É evidente que o Triangulo Mineiro tem que ter. A integração é fundamental. A minha ideia é deixar isso pronto para ser implantado”, revelou o ministro.  

Ficou acertado que estudos em conjunto serão feitos para essa integração no Triângulo Mineiro, uma região de fronteira considerada estratégica pelo Ministério. “Queremos desenvolver um projeto que é considerar os estados dentro das suas fronteiras. Temos que ter o trabalho da repressão, mas também o trabalho de inteligência, fechar o estado. A palavra é integração, tudo passa por ela, espero que consigamos. Criamos o SINEP - Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública - que agrega informações diversas sobre segurança, inclusive com estatísticas por tipificação criminal. Com ele saberemos por que o crime estará aumentando em determinada região e assim poder agir com maior eficiência”, comentou Cardoso.

Durante a reunião o prefeito demonstrou preocupação com o aumento elevado da criminalidade em Uberaba e região e sugeriu que entre Uberaba, Uberlândia e Ribeirão Preto tivesse uma estrutura maior das polícias. “Os índices de violência vêm aumentando nos últimos anos, trazendo insegurança à população de Uberaba e região. São crimes contra o patrimônio com incontáveis invasões de domicílio, sem contar o tráfico de drogas que atingiu níveis assustadores”, destaca Piau.

Somados a esses fatores foi apontado que, ao longo dos últimos 10 anos, houve redução do efetivo policial que se encarrega de ações preventivas. A tropa do 4º Batalhão de Polícia Militar foi reduzida de 800 para cerca de 400 homens numa população de 320 mil uberabenses. Já o efetivo da Polícia Federal é de 17 policiais para atender a 28 municípios.

No mês de junho passado, a criminalidade violenta chegou a 91,8 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes, o que evidencia a gravidade da situação. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mostra que Uberaba registra por dia nove crimes violentos, como assalto à mão armada e roubos a estabelecimentos comerciais.

A prefeitura de Uberaba tem parceria efetiva com a Polícia Militar, inclusive com repasse de recursos financeiros e tecnológicos. Com a Polícia Civil também há cessão de pessoal.

Um documento entregue pelo prefeito ao ministro sugere outras medidas a serem tomadas em prol da região, como o PAC da Segurança Pública que aborda a necessidade de investir mais recursos nesse setor. Estiveram presentes na reunião o secretário de Governo Wellington Cardoso Ramos, o secretário de Trânsito Emanuel da Paixão Kappel, o representante da Polícia Federal de Uberaba, Fernando Bracarense Fantini e o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, representado o G9.

 

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar