WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

29/07/2014 - Conphau faz vistoria técnica nas ruas com paralelepípedos

Caminhada acontece nesta quarta-feira, 30, e ao final serão definidas as ruas que serão conservadas e as asfaltadas

Integrantes do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e sua equipe técnica irão caminhar pelas ruas calçadas com paralelepípedo nesta quarta-feira (30). O objetivo é a visualização e conhecimento das ruas calçadas com pedras, além de verificar o estado de conservação destes locais.  A saída será da sede da Fundação Cultural, às 9h.

O Conphau é responsável por inventariar, tombar, registrar e preservar os bens culturais e históricos da cidade, bem como por valorizar e promover a cultura local. O Conselho também é responsável por elaborar pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial de Uberaba, viabilizando a sua preservação e divulgação e por estabelecer uma política de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Uberaba.

Por isso, na última reunião do Conphau, sexta-feira, 25, a diretoria do Conphau debateu o assunto e deliberou pela visita às 40 ruas com paralelepípedo existentes em Uberaba. Estas ruas ficam no Centro, Santa Maria, Vila Maria Helena, São Benedito, Estados Unidos e Fabrício.Todas serão visitadas pela equipe e após a vistoria será realizado estudo para definição de quais ruas serão asfaltadas e as que serão preservadas com as pedras. O estudo será apresentado na próxima reunião do Conphau, em agosto, quando serão convidados a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, e o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, para mostrar a definição das ruas que serão conservadas e as que terão asfalto.

Vale lembrar que a equipe técnica do Conphau já elaborou um estudo sobre as ruas calçadas com paralelepípedos para nortear a Prefeitura de Uberaba, em especial a Secretaria de Infraestrutura, a respeito da preservação ou não delas.

A pesquisa constitui uma importante ferramenta que visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de construir, recuperar e manter as ruas calçadas com paralelepípedos garantindo o direito de ir e vir com autonomia, independência e segurança além de possibilitar maior qualidade de vida, estendendo as oportunidades de acesso a todos os cidadãos. Foram realizadas vistorias com fotos de todas as ruas calçadas e cada conselheiro recebeu uma guia destas ruas para avaliar e aprovar ou não a sua preservação.

Esta proposta de inventário e preservação das ruas calçadas com paralelepípedos tem o objetivo de reconhecer e manter a originalidade dos primeiros calçamentos de ruas de Uberaba e fazer com que a cidade seja inserida no PAC das Cidades Históricas do país, visando mais recursos do Governo Federal e de outras instituições ligadas à cultura.

O inventário e posterior tombamento preservarão a beleza e estética da cidade, proporcionada pelas ruas de paralelepípedos, mantendo uma melhor qualidade de vida para a população, bem como a preservação do meio ambiente e as lembranças do que restou do calçamento. Para a equipe do Conphau, “a pavimentação com paralelepípedo encaixa-se perfeitamente nestes requisitos, já que agrega beleza ao local, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, facilitando o escoamento da água da chuva, retendo menos calor e deixando o ambiente mais fresco e natural”.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar