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Infraestrutura

25/07/2014 - Prefeitura de Uberaba, ANTT e concessionárias das BRs-050 e 262 vão discutir as obras de infraestrutura em Uberaba

 
Em Brasília, o prefeito Paulo Piau esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nessa terça-feira (23), onde conseguiu definir reunião de trabalho a ser realizada em Uberaba nos próximos quinze dias. O tema refere-se às rodovias BR-050 e BR-262 e todas as obras de mobilidade urbana e segurança, inclusive viaduto, retornos e passarelas, entre outras necessidades que não estavam previstas no projeto de concessão, mas que são fundamentais para o cidadão de Uberaba e região. 


A reunião de trabalho acertada com o prefeito Paulo Piau e a diretoria da ANTT, em Uberaba, contará com a presença dos dois grupos empresariais que ganharam as concessões das BRs 050 e 262. O consórcio Planalto -- formado por seis empresas de engenharia -- foi o vencedor do leilão do trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais.  A Triunfo Participações e Investimentos (TPI) ganhou a concessão da BR-262, trecho de 546,3 km que se inicia no entroncamento da BR-153 até o entroncamento com a BR-381, em Minas Gerais.


 No semestre passado, a pedido do prefeito, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) levantou e  apresentou um estudo detalhado de todas as necessidades de Uberaba no que se refere às intervenções viárias visando à melhoria da mobilidade urbana (lista abaixo).    


O prefeito Paulo Piau disse que a discussão em Uberaba vai possibilitar que todos os esclarecimentos técnicos sejam amplamente discutidos, levando em conta tudo o que o município precisa com toda a transformação prevista. “Tivemos um ótimo posicionamento da ANTT, tanto na reunião do mês passado, quanto agora, que culminou com a aceitação do convite que fizemos para que possamos discutir e decidir sobre os interesses do município numa questão tão importante para Uberaba”, disse o prefeito. 


Intervenções levantadas pela Seplan e apresentadas à ANTT pelo prefeito Paulo Piau, no mês passado. 
·         Iluminação complementar no trecho compreendido entre o Catetinho e o Rio Caçu;

·         Passarela para pedestres interligando os bairros Chica Ferreira e Alvorada;

·         Sistema viário composto de viaduto e alças para acesso a ZPE – Zona de Processamento de Exportação;

·         Adequação do acesso ao Conjunto Alfredo Freire;

·         Sistema viário de interseção da BR 050 com a av. Empresarial;

·         Implantação de vias marginais e transposição da ferrovia no trecho compreendido entre a interseção das BR 262 e BR 050 (km 180,00), até o km 186,50 – Catetinho

·         Implantação de vias marginais e transposições nos segmentos faltantes no trecho compreendido entre a interseção das BR 262 e BR 050 (P/Campo Florido), até o Caçu;

·         Passarela para pedestre interligando os bairros Alfredo Freire ao Distrito Industrial I;

·         Implantação de barreira New Jersey nos segmentos faltantes do trecho compreendido entre o Catetinho e o Rio Caçu;

·         Sistema viário composto de viaduto ou passagem inferior e alças para interligação dos bairros Pacaembu/Beija-flor ao Hylêa Parque, inclusive acessos à BR 050;

·         Construção dos túneis (dois sentidos) sob ferrovia km 795,20;

·         Iluminação complementar entre o Residencial 2000 e a Copervale;

·         Viaduto de acesso aos bairros Jockey Park e Du Park;

·         Sistema viário de interseção da BR 262 com a estrada de acesso a Capelinha do Barreiro;

·         Sistema viário de interseção da BR 262 com a estrada de acesso para a cidade de Veríssimo;

·         Implantação de barreira New Jersey no segmento compreendido entre o acesso ao Jockey Park e a interseção com a BR 050 (Bairro Estrela da Vitória);

·         Implantação de retornos operacionais, no máximo a cada 5 km, para atendimento, principalmente, das necessidades de acesso às fazendas lindeiras.

 
Jornalista Reginaldo Cangussu
Comunicação PMU

 
 
 

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