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Infraestrutura

18/07/2014 - Viaduto da Claricinda


Construtora Nóbrega Pimenta finaliza treinamento para dar prosseguimento à obra 


As obras do viaduto da Claricinda Rezende, interligando as avenidas Nossa Senhora do Desterro e Mei Mei serão retomadas na próxima segunda-feira (21). A equipe da construtora Nóbrega Pimenta está passando por um treinamento com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que permitirá a retomada das obras. 


“A FCA não aceita ninguém trabalhando perto dos trilhos sem que tenha treinamento de segurança e saiba as normas da empresa, portanto, estamos terminando o curso de integração de dois dias com a ferrovia”, disse. O primeiro dia de treinamento foi na terça-feira (15) e o segundo ocorre nesta sexta-feira (18). No local tem uma equipe de 24 pessoas mobilizadas, como  engenheiros e responsáveis pelas obras. Com a equipe preparada as obras serão retomadas na semana que vem, segundo o engenheiro Arnaldo Oliveira da Cunha, da construtora Nóbrega Pimenta. 


O engenheiro adianta que a partir desta sexta-feira será realizada a limpeza em volta do local onde será montado o canteiro da obra. O escritório da construtora será montado no bairro São José, onde vai haver duplicação. “Vamos iniciar a limpeza dos taludes da área e depois começaremos o reaterro. O viaduto será construído com estrutura mista, parte de concreto e parte de aço. Apesar dos projetos serem reformulados, adiantaremos a terraplanagem em volta do viaduto, que independe do projeto, uma vez que já possuímos os graus de compactação e temos tudo para iniciar essas atividades”, explica Arnaldo.


O secretário de Obras da Prefeitura de Uberaba, José Elias Miziara, reafirmou que o projeto do viaduto está passando por uma readequação. “O processo começa pela limpeza e terraplanagem, depois eles seguem com a formação da variante, onde será construído o viaduto. Em função das adequações e a mudança dos trilhos para a variante é que foi retardado o início da obra. Vale destacar que a FCA exigiu a construção da variante, fator que causou o retardamento da obra. A ferrovia apontou que, quando a obra foi contratada passavam de 5 a 7 composições (trens) por dia e atualmente passam 23 composições por dia. Em função desse aumento foi necessária a variante”, justifica José Elias.


O complexo viário a ser construído beneficiará os moradores dos bairros Tita Rezende, São José, Residencial Estados Unidos, Amoroso Costa, Mangueiras e conjunto Uberaba I, dentre outros que terão um novo ponto de acesso ao centro da cidade, passando pelo Parque das Acácias (piscinão), para chegar a Avenida Leopoldino de Oliveira.


Dado - Variante é uma espécie de desvio, com a diferença de, quando se desvia, ao fim da obra os trilhos voltam para o antigo caminho. No caso da variante, quando ela estiver pronta, os trilhos permanecerão onde estão. 

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

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