WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

18/03/2009 - Cônsul norte-americana visita Uberaba

Em visita ao gabinete do Prefeito Anderson Adauto no Centro Administrativo nesta quarta-feira (18), a cônsul norte-americana para assuntos econômicos e políticos, Daniela Ballardi, acompanhada do diretor do escritório do departamento de agricultura do consulado, Morgan Perkins, e pelo responsável pelos vistos brasileiros nos Estados Unidos, Mister Mike, se reuniram com os secretários municipais Karim Abud (SETRANS  e futuro de Planejamento) e João Franco (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e o vice-presidente da FIEMG, José Maria Barra.

Durante o encontro, a cônsul, que também está conhecendo as cidades de Ribeirão Preto e Uberlândia, explicou o motivo da visita. “Nosso escritório fica em São Paulo, então, resolvemos conhecer as cidades região, suas políticas e a economia de cada uma delas”, explanou Ballardi.

Morgan Perkins ao explicar um pouco sobre sua função no Brasil, se apresentou como um canal para as empresas americanas que se interessam em fazer parcerias e negócios no país.

O prefeito Anderson Adauto aproveitou a oportunidade para explanar aos presentes as principais atividades econômicas de Uberaba e agradecer pela visita à cidade. “Nós ficamos satisfeitos quando as pessoas vêm conhecer o interior do Brasil, porque normalmente se tem uma visão do país por São Paulo e Rio de Janeiro enquanto o interior tem diferentes e variadas riquezas que também engrandecem o nosso país. Uberaba, por exemplo, possui uma agricultura muito desenvolvida e que cada dia se consolida mais, como é o caso da cana de açúcar. Maior parte de adubo fosfatado do Brasil, sai daqui, onde temos a maior indústria do país. Sem contar a questão da genética animal, área moveleira, cosmética e eletroeletrônicos”. Ainda durante a conversa, os americanos tiveram conhecimento sobre o avanço da educação no município, que possui população de 300 mil habitantes e  mais de 100 mil estão matriculadas, o que significa 1/3 dos cidadãos uberabenses estudando. E mais, 22 mil em cursos superiores e 15% da população ativa tem pós-graduação.

A crise mundial, destacada por Daniela Ballardi como o tema mais popular do momento, também foi assunto do encontro. Segundo a cônsul, o Brasil até então não foi afetado verdadeiramente. Os secretários aproveitaram para mostrar em dados as áreas que se reservaram e que diminuíram a produção e investimentos. José Maria Barra opinou dizendo que o “Brasil está cheio de oportunidades e pessoas criativas, que é um diferencial do país. Ele diz ser necessário estreitar mais as relações entre o Brasil e os Estados Unidos”. Karim explicou que em 2008, o ICMS do município girava em torno de R$ 28 milhões. Em 2009, esse número reduziu para R$ 26 milhões. “É uma perda, mas não é para se dizer catastrófica”, exemplificou Abud. O secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, João Franco, se comprometeu a enviar para o consulado todos os dados atualizados do município para apreciação dos americanos nos próximos dias.

Anderson Adauto mostrou interesse de conversar objetivamente sobre o parque tecnológico, a ZPE – Zona de Processamento de Exportação e também sobre psicultura, tendo em vista que os Estados Unidos é um grande interessado no consumo da  Tilápia. “Basta encontramos parceiros. Temos grandes lagos e toda cadeia pronta para começar a produção. Nós estamos abertos para conversar, mostrar nossas potencialidades para todo e qualquer grupo que queira conhecer e investir no nosso município”, finalizou Adauto.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar