Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Biblioteca Municipal

03/06/2014 - Exposição Santas Loucuras acontece neste mês na Biblioteca Municipal

Iniciou ontem a exposição Santas Loucuras, com cerâmicas do artista Hélio Siqueira. A exposição acontece no hall da Biblioteca Bernardo Guimarães.

“Viemos do pó da terra, insuflados pelo sopro de Deus. Com o barro, mãos de artesãos e artistas, moldaram, ao longo da história formas diversas – utilitárias e ícones. Os etruscos brincaram com a tridimencionalidade das urnas para embelezar os templos, transportar a água, guardar o óleo e o perfume – armazenar alimentos”, lembra Siqueira.

A cerâmica Marajoara foi insuperável na delicadeza dos traços, no trabalho de coloração - os engobes e aplicação de volumes sobre as peças. Esta forma milenar de arte continua viva nas mãos dos índios Carajás que ainda moldam peças de conteúdo simbólico. Em Conceição do Araçuaí, vale do Jequitinhonha, Isabel Mendes da Cunha narra com realismo e expressividade os hábitos de sua gente em peças tratadas com esmero e capricho.

Em Uberaba, as mãos de Hélio Siqueira moldam peças de modo expressionista num diálogo constante entre o sagrado e o profano, acrescentando sempre uma boa pitada de humor. Seu trabalho possui influências marcantes da arte primitiva, revisita o barroco mineiro e mescla em sua cerâmica o erudito ao popular, humanizando assim as criaturas que habitam pertinho de Deus.

A exposição Santas Loucuras fica exposta de 2 a 30 deste mês.

 

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub