WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

24/05/2014 - Uberaba e Mogi das Cruzes se enfrentarão no Dia do Desafio

É a segunda vez que Uberaba participará da competição coordenada pelo SESC. Será considerada a vencedora do Dia do Desafio a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes.

Participando pela segunda vez do Dia do Desafio, a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, irá enfrentar a cidade paulista de Mogi das Cruzes. O evento, que é uma realização do SESC, foi criado no Canadá, sendo difundido no mundo inteiro pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O Dia do Desafio é coordenado pelo SESC desde 2000 e envolve parcerias com o poder público, sociedade civil, entidades classistas e empresas, entre outros.

Este ano o Dia do Desafio será 28 de maio, das 0h às 21h. Neste dia, todas as atividades físicas que ocorrerem nas escolas, academias particulares, academias ao ar livre, e outros, deverão ser registradas. “O registro é feito cadastrando o número de participantes no site da prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br) ou enviando e-mail (diadodesafio.uberaba2014@gmail.com). Quanto maior o número de participantes maiores são as chances de Uberaba vencer”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Alberto Medina de Carvalho.

O vencedor do Dia do Desafio será conhecido no mesmo dia, visto que a contagem é feita a partir do encerramento dos cadastros às 21h. A cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes é declarada vencedora. Podem ser registradas as seguintes atividades: vôlei, tênis, caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, atividades aquáticas, aulas de dança, práticas corporais (yoga, pilates, tai chi chuan, Lian gong, entre outros) e artes marciais. Medina lembra também que o objetivo da campanha é incentivar a vida ativa e à adoção de hábitos saudáveis para as pessoas de todas as idades.

Concorrente – Mogi da Cruzes é uma cidade do estado de São Paulo, estando localizada na região metropolitana da capital paulista. A população, segundo dados do Censo 2010, é de 387.779 habitantes.

História do Dia do Desafio – Segundo dados do site do Dia do Desafio, a campanha teve início durante o inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos e o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. O evento completou 19 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

 

Jorn. Keila Riceto

 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar