WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque das Acácias - Piscinão

22/05/2014 - 2º Seminário Uberaba Inovadora acontece na próxima semana

A segunda edição do Seminário Uberaba Inovadora, uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Parque Tecnológico de Uberaba, acontece de terça (27) a quinta-feira (29), da próxima semana.  O tema do seminário é “O Desenvolvimento Econômico a partir do Desenvolvimento Tecnológico”. A ideia é difundir o Programa Uberaba Inovadora da SEDEC, que é desenvolvido na cidade pelo Parque e que se baseia em um conjunto de ações práticas para Uberaba, que envolve a adequação e proposição de uma nova legislação municipal, voltada para o fomento à cultura da inovação no meio empresarial. Principalmente, será um conjunto de ações de integração dos setores acadêmico, empresarial e governamental.

A abertura do evento será feita no dia 27, às 18h, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. Às 19h, será realizada a palestra “Sonhe o Impossível”, ministrada pela autora do livro Menina do Vale, Isabel Pesce Mattos “Bel Pesce”, que contará sua trajetória de sucesso no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

No dia 28 acontece o workshop – Inovação, Mercado e Concorrência - A estratégia do Oceano Azul, na sala C01 do Instituto de Ciência, Tecnologia e Exatas – ICTE que fica próximo à sede administrativa do Parque Tecnológico. Serão duas turmas sendo uma das 10h às 12h e a outra das 15h às 17h.

No período da noite serão realizadas no anfiteatro do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), palestras e mesas redondas com início do credenciamento às 18h30. Às 19h15 acontece a apresentação Como o governo pode financiar a inovação gerada pela interação entre Universidade & Empresa & Governo - SECTES/SIMI – Captação de recursos para empreender. E às 20h será realizada uma mesa redonda com empreendedores, pesquisadores e governo.

No dia 29, será realizado o workshop Modelagem de Negócios Inovadores – BMG CANVAS, na sala C01 do ICTE. Também serão duas turmas sendo uma das 10h às 12h e outra das 15h às 17h. No período da noite, no anfiteatro do CETA, acontecem as palestra “Ambientes de inovação para desenvolvimento de empresas, a partir da interação com Universidades e Governo” às 19h15 e, às 20h “Apresentação Casos de Sucesso da interação Universidade & Empresa & Governo”. Após será feita uma apresentação do Sebraetec e dos cases das empresas Ondatec, Vitae, Assimile, NetCook e Fertilize. A programação completa e os links para inscrição podem ser encontrados no site da prefeitura pelo endereço www.uberaba.mg.gov.br.

Segundo a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, o Seminário Uberaba Inovadora dessa edição abordará a proposta que o Parque tecnológico tem para a cidade de que a tecnologia, a ciência e a inovação consigam levar para a indústria e as empresas mais competitividade e mais valor. “Teremos 2 workshops, um com uma metodologia muito inovadora e o outro que abordará o tema inovação mercado e concorrência que são temas que estão em evidência. Vale lembrar que inovação foi considerada um dos 12 grandes desafios que o meio empresarial e a indústria deve superar nos próximos anos, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria. Vamos falar também sobre a importância da interação entre universidade/empresa/governo, para justamente trazer desenvolvimento econômico e tecnológico para o município. Sem contar que teremos apresentações de casos de sucesso de empresas de Uberaba que investiram na interação universidade, empresa, governo, e recebem recursos para financiar novos produtos, processos e serviços, além de diversos outros assuntos importantes que serão abordados”, destaca Raquel.

O seminário está sendo oferecido pela Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE) e de outros parceiros como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne) e as instituições de ensino Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube).

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Parque das Acácias - Piscinão



Voltar