WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

25/04/2014 - Associações de municípios buscam apoio de deputados para região metropolitana

Encontro nesta sexta-feira, em Uberaba, inclui a análise do estudo de viabilidade realizado pela UFTM e UFU e a tomada de decisões para o trâmite do projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Com o objetivo de obter o apoio dos deputados estaduais e federais da região, para a proposta dos prefeitos de se criar a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (RMTRIAL), inicialmente com 16 municípios, será realizada nesta sexta-feira, dia 25, em Uberaba, a última reunião da comissão intermunicipal que trata do assunto. A programação terá início às 10h e será no Centro Educacional de Tecnologia Ambiental, na Avenida Dr. Rodolfo Borges Júnior, 1000, na Univerdecidade. Vice-prefeitos, vereadores e líderes políticos da região também estão convidados para reunir-se com os deputados.

O evento, além de buscar a adesão dos parlamentares, servirá, também, para que eles possam conhecer o estudo de viabilidade técnica e econômica, elaborado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal de Uberlândia, recomendando que a nova demarcação territorial se inicie com esse número de localidades, podendo ser ampliada após a sua implantação definitiva.

A reunião será dirigida pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, presidente da Amvale, e pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, que preside a Amvap. Os prefeitos de Patrocínio, Lucas Campos, presidente da Ampla e de Araxá, Jeová Moreira, presidente da Ampla, também integram a Comissão de Trabalho Para Criação da Região Metropolitana. Todos os deputados da região foram convidados.

“A participação dos nossos nobres deputados trará subsídios valiosos às discussões e deliberações pertinentes ao tema”, ressaltou Paulo Piau, em convite enviado aos parlamentares da região.

Vale destacar que a comissão atua há cerca de um ano. Cumpriu um extenso cronograma de trabalho, através de várias reuniões e audiências públicas nas cinco microrregiões da RMTRIAL. Agora, com o repasse do estudo técnico, compete aos deputados estaduais a definição, por exemplo, do número de municípios integrantes da região metropolitana.

Um projeto de lei criando a região metropolitana com 66 municípios, já tramita na Assembleia Legislativa e poderá ser votado neste semestre, mas, no entendimento dos prefeitos, com base nos estudos, o melhor para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no atual momento, é criá-la com 16 localidades. No dia 11, a comissão, que é formada pelas administrações que compõem a Amvap (Vale do Paranaíba), a Amvale (Vale do Rio Grande), a Ampla (Planalto de Araxá), a Amvarig (Baixo Vale do Rio Grande) e a Amapar (Alto Paranaíba), reuniu-se, em Uberlândia, com empresários da região, também buscando o apoio deles para a proposta e obteve a adesão. Após a reunião desta sexta-feira, 25, os prefeitos se mobilizarão junto à Assembleia Legislativa para a aprovação da proposta.

“O projeto é um marco na história da nossa região”, diz o secretário Executivo da Amvale e integrante da comissão de trabalho. A expectativa de Antônio Oliveira, inclusive diante das gestões feitas junto à deputada estadual Liza Prado (PSB), autora do projeto, é de que a matéria possa ser aprovada ainda no primeiro semestre deste ano. “Com a RMTRIAL, podemos mudar o planejamento regional como um todo, por intermédio de uma Agência de Desenvolvimento, ou seja, contemplando todos os municípios, independente de tamanho”, disse.

Dentre os benefícios com a criação da região metropolitana, ele citou, entre outros, a unificação de tarifas de celular, o apoio do Governo Federal na execução orçamentária como o que já ocorre com as atuais regiões metropolitanas criadas, além de questões relacionadas a saneamento e iluminação pública. “Ainda com a região metropolitana, poderemos estar plantando a semente para a implantação do nosso aeroporto internacional de cargas e passageiros”, completou Antônio Oliveira.

 Lúcio Castellano – MG 04052 JP  

Assessor de Imprensa da Amvale, com informações da Secom/Prefeitura de Uberlândia     

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar