WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

20/03/2014 - Estação Buriti será tombada e Prefeitura já estuda projeto de turismo para o local

A Estação de Trem Buriti deverá ser tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba - Conphau. Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 19, foram discutidos projetos de utilização da Estação Buriti, que fica na região do calcário próximo à comunidade rural da Palestina. A estação é um bem inventariado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que encaminhou um documento a prefeitura cedendo o patrimônio para o município. 

De acordo com a historiadora e coordenadora da equipe técnica do Patrimônio Histórico do Conphau, Maria Aparecida Manzan, o tombamento será colocado na pauta da próxima reunião do conselho, marcada para o dia 27 deste mês. “O tombamento vem para a proteção do patrimônio. Qualquer pessoa que causar um dano, seja roubando objetos, como telhas e fiação, seja com depredação do imóvel, ele será punido por isso”, destaca Manzan. 

Durante a reunião o morador do entorno da Estação Buriti, João Gilberto Bento, apresentou um projeto de educação ambiental para ser implantado na região. “Firmamos oficialmente uma parceria. Iremos estudar o projeto apresentado e formataremos as diversas ações que possam ser implantadas na região, no intuito de desenvolver o turismo no local, prezando pela preservação do patrimônio”, afirma a diretora do Departamento de Turismo, Cynthia Lyrio.

Cynthia explica que além da estação, que é de 1896, também existem uma capela e uma casa que serão restauradas e contempladas no projeto. O projeto apresentado por João Gilberto Bento prevê a criação da “Estação Ambiental Buriti”, que consiste além da restauração e preservação do patrimônio a região, o desenvolvimento de diversos projetos ambientais. “A Estação Buriti fica próxima aos mananciais Beija Flor e Uberabinha que abastecem Uberlândia. E só pela proteção desses mananciais já traz um interesse nobre ao projeto”, ressalta Bento. 

De acordo com ele, já existe uma proposta de unir a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e a Universidade de Uberaba – UNIUBE, para desenvolverem um Centro de Análise e Monitoramento Climático. A intenção é desenvolver ações para fomentar o turismo além de criar projetos a serem desenvolvidos na região aproveitando da estação. “Uma das ideias é implantar um viveiro de mudas, pois o local é uma região que possui abundancia de plantas e aves. Pretendemos também que, no futuro, a estação seja um ponto de apoio de passeios ciclísticos e cavalgadas”, justifica Bento.

De acordo ainda com ele, há também a intenção de conseguir um trem turístico que faça o caminho Uberaba/Uberlândia, estreitando a relação entre as duas cidades. “Durante 100 anos tinham três trens que faziam o percurso entre as duas cidades. Queremos que a Estação Buriti seja um ponto de parada durante a viagem. Com um projeto como esse, resgataríamos a história da região e desenvolveríamos o comércio local”, pondera Bento.

A assessora das comunidades rurais, Patrícia Lemos esteve presente acompanhando a reunião.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU – 19.03.2014

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar