WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

28/01/2014 - Atleta da Adefu fica em segundo lugar em campeonato brasileiro

Atleta da Adefu fica em segundo lugar em campeonato brasileiro

Mais de cem atletas das equipes participantes do Campeonato Brasileiro Feminino e do Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Basquete em Cadeira de Rodas lotaram a quadra da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), em Niterói, no Rio de Janeiro, na abertura oficial das competições. A cerimônia foi comandada pela presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, e contou com a presença do representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Daniel Romanello, e demais autoridades ligadas ao esporte.

O evento foi realizado de 22 à 26 de janeiro. A equipe da Seleção Centro-Oeste conquistou a vitória e a Seleção Sudeste ficou com o segundo lugar, já a equipe da região Sul, ficou com o terceiro lugar. 

A seleção da Região sudeste sagrou-se vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções de Basquetebol em Cadeira de Rodas. A equipe do Sudeste obteve três vitórias e venceu as regiões Norte (67 a 45), Sul (55 a 52) e Nordeste (64 a 41). Este campeonato garante a bolsa-atleta aos integrantes das três seleções mais bem colocadas na competição. 

 

O atleta Uberabense Everaldo Pereira da Silva (ADEFU) fez parte da Seleção da Região Sudeste. Everaldo é atleta de equipe de basquetebol em cadeiras de rodas da ADEFU – Associação dos Deficientes físicos de Uberaba, que tem o apoio da Unimed – Uberaba, da Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria Municipal de esportes e do Ministério de esportes.

“São dois dos campeonatos mais importantes do calendário nacional. O basquete feminino vem numa crescente e o Campeonato de Seleções Regionais reúne atletas de uma faixa etária que estamos visando para o nosso futuro”, classificou a presidente da CBBC, Naíse Pedrosa. “Fizemos um excelente campeonato em Brasília e tenho certeza que faremos aqui também”, torceu a presidente, que lembrou os desafios para a realização da competição. “Desafios aconteceram e sempre vão acontecer, agora persistir e continuar, esse é o grande mérito. Encontramos vários desafios para concluir o calendário 2013, mas conseguimos e, mais uma vez, provamos a nossa capacidade de superação”, colocou Naíse. 

 O trabalho dos pioneiros do esporte adaptado também foi lembrado pela presidente da Confederação, que enalteceu a atuação de Carmem Fogaça e de João Batista, presidente da Andef e secretário de Acessibilidade de Niterói. “Os mais jovens não sabem o que representou o trabalho dessas pessoas. Esforços que traduziram em leis que hoje em dia nos beneficiam”, colocou. “Se hoje temos o esporte caminhando de vento em popa é porque lá atrás tivemos a Onedef e a Andef, anfitriões desse campeonato”, finalizou.

A partir deste resultado obtido em Niterói, o atleta passa a ter o direito de receber o “Bolsa-atleta”.

 

Jorn. Kiko Marinelli – 27/01/2014

 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar