WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

21/01/2014 - Reinaugurada a Mata do Ipê

“Este lugar é destinado a toda a família uberabense. Um espaço único, onde se encontra a harmonia dos seres, um lugar que agrega pessoas”, foi neste tom, cercado por diversas crianças, que o prefeito Paulo Piau, acompanhado pela primeira-dama Heloísa Piau e autoridades locais, descerrou a placa alusiva à reinauguração da Mata do Ipê.

A Mata ficou fechada para reforma e adequações em toda a área. O trabalho só foi concluído graças ao empenho e envolvimento de várias secretarias, com o apoio da iniciativa privada, conforme declarou o secretário de Infraestrutura Roberto Indaiá. Bastante emocionado, Roberto lembrou as dificuldades encontradas durante a execução da reforma, mas reforçou que faria tudo de novo. “A melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa pública é ver concluído algo que muitos não acreditavam. Tivemos muitos desafios nesta empreitada, mas com o esforço de todos conseguimos concluir o trabalho e entregar para a comunidade este espaço maravilhoso”, concluiu o secretário.

O prefeito Paulo Piau lembrou a iniciativa do ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, que em seu governo extinguiu o projeto que transformava a Mata do Ipê em um loteamento. O prefeito reforçou o compromisso com a comunidade uberabense em fazer da cidade de Uberaba o melhor lugar para se viver, como também a extensão das reformas da Mata do Carrinho e do Bosque Jacarandá.

“Temos o compromisso com a sociedade de preservar o Meio Ambiente e investir em melhoria de vida, principalmente para as futuras gerações. Estamos plantando para nossos filhos e netos”, disse o prefeito.

“Lutamos muito para chegar a este ponto de reabrir a mata, agora é necessário que a sociedade nos ajude a manter este local limpo e organizado, pois este espaço é para ser desfrutado. Somos privilegiados em ter este espaço tão agradável praticamente no centro da cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente do Município, Vinicius Rodrigues da Cunha.

Em nome da Câmara Municipal, falou o vereador Kaká Se Liga, que destacou o trabalho que está sendo realizado pela atual administração em prol da sociedade em geral. “Um governo que se preocupa com o Meio Ambiente, com os jovens, com os idosos é um Governo responsável com o bem social, isto nós temos visto nesta administração e podem acreditar que sempre terá meu apoio”, finalizou o vereador.

O deputado estadual Tony Carlos enfatizou o trabalho desenvolvido na cidade com objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida dos uberabenses e citou a implantação da Ciclofaixa e o projeto da academia ao Ar livre. Tony lembrou ainda as ações da atual administração como um governo voltado para o bem estar da população, principalmente dos menos favorecidos. “Acredito que esta administração fará a diferença dos últimos anos em nossa cidade. É preciso acreditar no trabalho que está sendo realizado e nas pessoas que lutam por uma cidade melhor”, disse Tony Carlos.

Já o deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão, falou do espaço de sustentabilidade que a Mata do Ipê oferece em todo seu contexto. “Este lugar é ímpar, localizado no coração da cidade, um espaço de sustentabilidade, que agrega pessoas junto da natureza, que gera vida”. Adelmo lembrou ainda que é necessário que a sociedade estabeleça um relacionamento harmonioso de respeito ao meio ambiente.

Dentre as modificações no parque, foi feito o manejo florestal e a retirada dos galhos secos e plantas mortas, além do plantio de mudas de árvores e plantas mais adequadas para o local. As represas sofreram elevação das bordas e houve também a desobstrução dos canais de água, aumentando significativamente a vazão de água. O alambrado foi substituído por muro de alvenaria, as passarelas receberam madeiramento novo e algumas vias do parque já foram pavimentadas. A acessibilidade foi prioridade estabelecida pelo plano de ação visando oferecer maior segurança aos visitantes do local, além da pintura geral e reforma total realizada nos banheiros. A rede elétrica também foi refeita.

“Algumas ações serão realizadas já com a Mata aberta, a exemplo do controle das espécies de peixes existentes nos lagos e o abrigamento de novas aves, que aguardam a liberação do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis” conforme explicou a diretora de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Luciana Polati.

A Mata do Ipê está localizada no cruzamento das avenidas Guilherme Ferreira e Nelson Freire e está aberta diariamente das 7 às 19 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. Além da comunidade que prestigiou a solenidade de reabertura da Mata do Ipê, os vereadores Afrânio Lara, Edmilson de Paula e Denise Supra, também marcaram presenças no evento.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar