WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

17/01/2014 - Empresas interessadas podem fazer pré-cadastramento

Teve início esta semana, o pré-cadastramento de empresas interessadas em se implantar no Parque Tecnológico de Uberaba. Segundo acordo com a gestora Raquel Resente, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Parque adotará o conceito de "Live, Work and Play", reunindo em um só espaço, empresas de base tecnológica, universidades e centros de pesquisa, lazer e moradia em seu entorno, com conceitos modernos e sustentáveis, o que tem se tornado um atrativo para o setor empresarial. O Parque Tecnológico está instalado em área de 160ha e está inserido dentro do Programa Uberaba Inovadora, sendo uma das prioridades da SEDEC.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, em um ano o projeto evoluiu mais do que nos 20 anos em que foi idealizado pelo prefeito Paulo Piau. “Há 20 anos, o prefeito Paulo Piau, então deputado, teve visão do potencial que seria o Parque Tecnológico. Infelizmente, não foi para frente. Agora, já prefeito de Uberaba, junto com a equipe da SEDEC o projeto tomou forma e, mais que isso, efetivamente está sendo implantado. Quando falamos do Parque, estamos tratando de educação, pesquisa, tecnologia e abertura de grandes negócios”, destacou.

Já foram pré-cadastradas mais de 40 empresas de base tecnológica e a previsão é que tão logo o projeto arquitetônico esteja pronto, com a indicação do fracionamento dos lotes, o Parque já possa publicar o edital de chamada de empreendimentos. O pré-cadastramento é etapa obrigatória neste processo seletivo, e a equipe do Parque já está empenhada na prospecção de empresas e também de âncoras nestes segmentos.

Instalação - A princípio, as empresas poderão se instalar fisicamente no Parque de duas maneiras, seja recebendo lotes em concessão para edificação de suas sedes, de aproximadamente 1.000 a 1.500m², ou locando salas nos prédios destinados à instalação de empresas, de aproximadamente 50 a 100m².

Conforme explica a gestora do parque, o primeiro prédio, no total de 4.000m2 (quatro mil metros quadrados), terá obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2014, com previsão para término em 2015. Neste prédio funcionará também uma incubadora de empresas de base tecnológica, em parceria com as Universidades locais, e a incubadora Unitecne/Uniube, já em operação. Lembrando que a seleção dos empreendimentos ocorrerá por meio de edital de chamada de empreendimentos, além de apresentação em  banca técnica ao Conselho Gestor e especialistas.

As empresas deverão ter um perfil específico, preferencialmente nos segmentos de atuação prioritária do Parque, como Biotecnologia, Química, Energia ou Tecnologia da Informação, serem de base tecnológica e realizarem pesquisa e desenvolvimento em parceria com alguma instituição de ensino/pesquisa. Poderão instalar empresas de outros segmentos, desde que se enquadrem na classificação - Empresa de Base Tecnológica. “Há espaços também destinados a empresas de serviços, que deverão atender às demandas das entidades instaladas no Parque. A vocação comum em todas as empresas será a inovação”, explicou a gestora do Parque, Raquel Resende.

Parcerias – Através do prefeito Paulo Piau, várias parcerias já foram alinhavadas como, por exemplo, a que está sendo tratada com o deputado federal e ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, em relação ao Centro Nacional de Tecnologias para Turbina a Gás. Atualmente o Parque conta com a presença da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, IFTM – Instituto Federal do Triângulo Mineiro, CETA - Centro de Estudos e Tecnologias Ambientais, CEMIG, e já em fase de construção o Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL. Ainda através da união entre o prefeito Paulo Piau com o presidente regional da Fiemg, Altamir Roso, está prevista a construção de uma nova e ampla unidade do SENAI. Outro projeto para o parque é a implantação do Instituto Politécnico de Engenharia Aplicada.

Para o prefeito Paulo Piau, o projeto está consolidado. “Este projeto é um sonho idealizado há anos e que agora estamos concretizando. Cada dia mais, o Parque tem se tornado atrativo para as empresas de base tecnológica e temos trabalhado para que se viabilize de forma definitiva. Tivemos o apoio importante do Nárcio e, em breve, a sede estará construída. Além de vários empresários já interessados em participar do projeto, está consolidada a parte educacional e de pesquisa com a presença de várias instituições de ensino e a chegada de novas. Ali estamos trabalhando para o futuro e, com certeza, será um polo de tecnologia, conhecimento e ensino”, destacou o prefeito.

O pré-cadastro pode ser feito na sede do Parque Tecnológico, à Av. Randolfo Borges Júnior, 1000. Endereço do Parque: Av. Randolfo Borges Júnior, 1000 – Univerdecidade - Fones: +55 (34) 3318 0506 / 3317 6468.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar