WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

15/01/2014 - Mata do Ipê é reinaugurada neste sábado

Neste sábado (18), às 9h a Mata do Ipê será reinaugurada e abrirá as portas para visitação. Desde o seu fechamento para a reforma, várias ações foram executadas visando à proteção dos visitantes e também da biodiversidade existente no local.  O Parque estará aberto a visitação todos os dias da semana no horário de 7h às 18h, inclusive aos feriados, lembrando que a entrada é gratuita. Na reinauguração as crianças participaram de atividade recreativa e haverá a distribuição de pipoca.

O trabalho na Mata do Ipê foi realizado pela Prefeitura de Uberaba, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, com o apoio de empresas da iniciativa privada de Uberaba. Dentre as modificações no parque houve o manejo florestal e a retirada dos galhos secos e plantas mortas. O plantio de mudas adequadas ao local foi realizado, como também a implantação de placas com a identificação das principais espécies de árvores existentes na mata.

As represas sofreram elevação das bordas e houve também a desobstrução dos canais de água. O alambrado foi substituído por muro de alvenaria, as passarelas receberam madeiramento novo e as vias do parque foram pavimentadas. A acessibilidade foi prioridade estabelecida pelo plano de ação visando oferecer maior segurança aos visitantes do local, além da pintura geral e reforma total realizada nos banheiros. A rede elétrica também foi refeita.

Segundo a diretora de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Luciana Polati, existem algumas ações que serão desenvolvidas com mata aberta visitação, como por exemplo, o controle das espécies de peixes existentes nos lagos. Ainda segundo ela, o local está fresco, limpo e agradável. “Estamos também com o processo no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para adquirir um novo pavão para o parque”, afirma Luciana.

“Todo trabalho foi realizado com mão de obra da própria prefeitura e isto requer algumas adequações de pessoal, mas tudo foi feito em prol de oferecer o melhor para a comunidade, além de gerar economia para o erário público”, finaliza o secretário de Infraestrutura Roberto Indaiá.

A mata é um parque densamente arborizado no cruzamento das avenidas Guilherme Ferreira e Nelson Freire, criado em 1976, sendo parte dos projetos comunitários, envolvendo conscientização e lazer.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar