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Infraestrutura

10/01/2014 - Obra entra em fase de concretagem

Desde a segunda quinzena de dezembro, por determinação do prefeito Paulo Piau, foi iniciada a obra de fundação dos pilares de sustentação da cobertura do Terminal de Ônibus Oeste - Uberabão, que vai abrigar o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Nesta quinta-feira (09), homens da construtora responsável pela obra, estão trabalhando na preparação do local para abrigar o concreto que dará revestimento a plataforma.

A construção do Terminal Oeste é de responsabilidade das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade, Piracicabana e Líder. No local já foram feitas várias ações de preparação do terreno como a complementação da base da pista principal onde passarão os ônibus, a complementação da pista da direita (recém-implantada), a interligação da drenagem especial de segurança do lado esquerdo e a colocação de postes e energia elétrica.

O secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, visitou a obra na manhã de hoje e destacou que o processo de implantação está seguindo cronograma ajustado entre as partes, pois nesta etapa de fundação, os serviços estão sendo executados pela construtora Toubes, empresa contratada pelas prestadoras do serviço do transporte coletivo. “O tempo está bom, as chuvas deram uma trégua e o pessoal já está na fase de liberação dos arranques que vão receber as colunas da estrutura. De acordo com o cronograma, no final da próxima semana já entraremos na fase de concretagem das laterais da plataforma. Já está bem visível à amplitude do terminal”, destacou Roberto Indaiá.

 A construção dos dois terminais Leste/Oeste, instalados em lados opostos da Avenida Leopoldino de Oliveira, fazem parte do projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que é a solução adotada para resolver os problemas de trânsito na área central do município, com foco no transporte público.

As estações tubos, que farão a ligação dos dois terminais, já foram instaladas no canteiro central da Avenida Leopoldino de Oliveira, e já estão sendo ajustadas. Será feita ainda a instalação de faixas de separação dos BRTs nas pistas. A eliminação de pontos de conversão à esquerda é outra ação que está sendo planejada e entrará na fase de execução nos próximos meses.

A instalação de sensores nos semáforos, capazes de agilizar a abertura e o fechamento para a passagem dos ônibus, também faz parte do projeto para o bom funcionamento do sistema. As avenidas Leopoldino de Oliveira e Doutor Fidélis Reis, passarão por recapeamento asfáltico total.

A meta do BRT é eliminar 60% dos 103 ônibus convencionais que hoje circulam no centro da cidade. Com o novo sistema o passageiro poderá fazer até três integrações numa sequência de destinos com um intervalo de até uma hora e meia. Serão utilizados na frota inicial 14 ônibus do tipo padron, com motor traseiro e capacidade para 100 pessoas.

As obras estão sendo realizadas na sua maior parte com recursos próprios, mas também por meio de convênios com empresas em Parceria Público/Privada (PPP).

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

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