WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

04/01/2014 - Reforma da Mata do Ipê entra na fase final

Equipes de profissionais das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente já deram inicio ao trabalho final de reforma e acabamento das obras de recuperação da Mata Ipê. O período de chuva fez com que este trabalho de finalização tivesse um pequeno atraso, mas a expectativa é reabrir em poucos dias. A Mata foi interditada devido à grande quantidade de readequações necessárias para o bom atendimento e segurança dos visitantes.

Desde o seu fechamento para a reforma, várias ações já foram executadas. O manejo florestal foi à primeira ação, onde foi realizada a limpeza do local com a retirada de galhos secos e plantas mortas. Neste processo, foi feito ainda o plantio de novas mudas de plantas mais adequadas para o local, como também a implantação de placas com a identificação das principais espécies de árvores existentes na mata.

As represas sofreram elevação das bordas e a desobstrução dos canais de água. O alambrado existente na parte dos fundos da mata foi substituído por muro de alvenaria. Outra novidade está relacionada ao acesso para os visitantes. As passarelas foram substituídas por madeiramento novo. Já todo acesso ao parque recebeu asfaltamento. A acessibilidade é uma das novidades estabelecidas pelo plano de ação que vai oferecer maior segurança aos visitantes do local. Além da pintura geral e reforma total realizada nos banheiros, foi feito também a substituição da rede elétrica do parque que oferecerá maior conforto aos visitantes.

Segundo a diretora de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Luciana Polati, existem algumas ações que serão desenvolvidas mesmo depois que a mata esteja aberta a visitação, como por exemplo, o controle das espécies de peixes existentes nos lagos. “Antigamente tínhamos só carpas, mas ao passar do tempo as tilápias tomaram conta do lago. Com o controle da espécie, vamos ter o peixe ornamental de volta”, explica Luciana, lembrando que a Mata está sendo adequada também para atrair novas espécies da fauna e flora brasileiras que darão nova característica no local, servindo de observatório natural para os visitantes, principalmente os estudantes e pesquisadores.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, todo trabalho está sendo realizado com mão de obra da própria prefeitura e isto requer algumas adequações de pessoal, mas tudo feito em prol de oferecer o melhor para a comunidade. “Estamos empenhados em liberar a mata o mais rápido possível, mas existem alguns serviços que requer tempo. Já estamos na fase final e em breve entregaremos a mata para a sociedade com todas as adequações necessárias para oferecer conforto e segurança aos visitantes”, finalizou Indaiá.

Jornalista Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar