WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

17/12/2013 - Prefeito recebe representantes da GM e prossegue com as negociações

O prefeito Paulo Piau recebeu, na tarde de hoje (16), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Luiz Carlos e os representantes da comissão da Guarda Municipal, Vanderson José Alves da Silva, Guilherme da Silva Costa, Sroner Batista Tristão. Piau repassou com os participantes as solicitações da categoria, que passam por periculosidade, plano de carreira específico, alteração na atual escala e produtividade.

O prefeito lembrou que reivindicar era um direito da categoria e que sempre respeitou As fotos do dia estão disponíveis no Flickr: Comunicação Prefeitura de Uberaba:http://www.flickr.com/photos/prefeiturauberaba/o trabalho da Guarda Municipal. Piau revelou também que a questão da periculosidade já estava sendo discutida na prefeitura, inclusive com entendimentos da Procuradoria Geral sobre a legalidade da demanda. “Esta situação, em nosso entendimento está resolvida, pois a questão legal existe e a administração já estava trabalhando, pois a demanda se encontra com a Procuradoria Geral para dar prosseguimento ao tramites burocráticos”, disse.

No que tange a questão salarial o prefeito lembrou que a prefeitura tem nove mil servidores e que todos merecem um bom salário. Para isso, disse ele, é preciso organizar a prefeitura, o que está sendo feito com o auxilio da Fundação Getúlio Vargas. “A FGV vai nos auxiliar nesta questão, pois temos que cuidar da instituição e falo isso também para o sindicato, para que tenhamos uma política correta de plano de cargos e salários. Concordo inclusive, que se discutida um plano diferenciado para Guarda junto a FGV, para que tenhamos uma avaliação desta possibilidade”, afirmou.

Produtividade – Reforçando que a questão da produtividade não será tratada isoladamente, o prefeito Paulo Piau lembrou que as Assistentes Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, bem como Biólogos do Meio Ambiente, também solicitam o benefício. “Não posso oferecer para vocês e deixá-los de fora. Até porque, o que o temos visto é uma produtividade que não tem benefícios à comunidade devidamente aferidos. Temos sérios problemas neste sentido e que precisam ser corrigidos e tratados de forma igualitária. Esta questão está sendo estudada e vamos corrigir rumos e conceder o benefício de forma inteligente e de maneira coletiva. O que garanto é que o governo municipal está atendo a questão e vamos progredir”, explicou.

Sobre a possibilidade de voltar com a escala antiga, tanto o prefeito, quanto o secretário de Trânsito, Emanuel Kappel, descartaram a possibilidade. O prefeito sugeriu a formação de um grupo para discutir a necessidade de alterações da atual escola, junto com os responsáveis pela pasta, lembrando que a escala antiga tinha sérios problemas que precisavam ser corrigidos. Ao finalizar seu posicionamento, o prefeito Paulo Piau, lembrou que confiança era uma mão dupla e que acreditava no bom senso da GM. Ele reforçou ainda que sempre manterá o diálogo, pois considera o trabalho da categoria de suma importância para a sociedade. Piau disse também que outras melhorias estão sendo estudadas.

Concordando com o prefeito, o secretário Kappel destacou que o Plano Municipal de Segurança (que está sendo finalizado), prevê questões como, sede própria, fardamento, aumento de contingente, treinamento, entre outros. “Estamos de portas abertas para conversar. Algumas correções precisavam ser feitas. Temos 18 projetos prontos para captação de recursos junto ao Governo Federal, esperando apenas a abertura de procedimentos. Tudo feito para melhorar as condições da Guarda Municipal”, destacou.

Comissão – Os representantes da categoria, bem como o presidente do SSPMU, solicitaram ao prefeito que avalie a possibilidade de não cortar o dia dos guardas que participaram da paralisação, bem como reforçaram a necessidade de discutir junto com a Fundação, um plano de cargos e salários diferenciado. Para o prefeito, em relação à paralisação a questão será analisada e sobre a participação na discussão junto a FGV, ele não vê obstáculo.

Vanderson, Guilherme e Sroner explicaram que levarão as informações da reunião a categoria para avaliação e tomada de decisão, mas garantiram que desejam manter o diálogo aberto. Ao final da reunião, o procurador geral, Paulo Salge, explicou que aguarda apenas um documento do sindicato, oficializando o pedido da periculosidade, para dar prosseguimento ao processo dentro da prefeitura. A expectativa é que no retorno do recesso Legislativo, em fevereiro, a administração encaminhe o projeto para votação, junto aos vereadores.

O vereador Ismar Marão, que também acompanhou a reunião e está atuando junto a categoria, afirmou que não vê nenhum problema na votação do projeto, quando o mesmo chegar a Câmara Municipal. Participaram ainda da reunião, o secretário de Administração, Carlos Bracarense, de Governo, Wellington Cardoso, subsecretário de trânsito, Mário Vilmar Júnior e outros representantes do SSPMU.

Jorn. Keila Riceto

 

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar