WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

11/12/2013 - Uberaba é selecionada para implantar projeto de R$ 3,6 milhões

O recurso do Ministério dos Esportes será utilizado para a construção do Centro de Iniciação Esportiva, visando esportes de alto rendimento individual e coletivo inseridos dentro do Plano Brasil Medalhas 2016

Foi anunciado hoje, em Brasília, os municípios selecionados para implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e Uberaba será contemplada com um programa de infraestrutura esportiva inserida no PAC 2. O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 e tem como foco a formação e prática esportiva para modalidades olímpicas e paraolímpicas selecionadas no Plano Brasil Medalhas.

“Quando falamos de incentivar a prática esportiva queremos criar oportunidade. Ao incentivar o esporte de alto rendimento, criamos a oportunidade e também a descoberta de talentos, sejam eles individuais ou coletivos. Vamos avançar na área esportiva em Uberaba. Queremos descobrir talentos, incentivar habilidades e fazer com que nossas crianças e jovens descubram no esporte uma oportunidade. Seguiremos todos os passos recomendados pelo ministério para que o projeto se torne realidade o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Paulo Piau.

O anúncio foi feito pelo Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Alan Carlos da Silva, o centro será construído em área do Beija Flor II e terá 7 mil m². "Temos como objetivo, dentro do Plano de Governo do prefeito Paulo Piau, buscar talentos nos diversos programas esportivos do município que serão inseridos dentro de nossas equipes de rendimento nas modalidades individuais e coletivas, a fim de representar Uberaba nas competições regionais, nacionais e internacionais”, disse o secretário.

Alan Carlos explicou ainda, que este projeto vem acompanhado da formatação de uma equipe de profissionais qualificados, dentro das áreas de Esporte, Saúde, Ação Social, Educacional e Psicológica. Ainda segundo o secretário, dentre as 285 cidades cadastradas, Uberaba foi selecionada entre 25 cidades de Minas Gerais.

O secretário de Parcerias Intersetoriais, Glauber Faquineli, que acompanhou o evento, explicou que no próximo dia 19, os representantes das cidades selecionadas deverão participar de um workshop técnico que avaliará a compatibilidade do modelo proposto com o terreno indicado e algumas particularidades da cidade. Segundo Faquineli, a administração seguirá alguns passos como: apresentação da documentação a Caixa Econômica Federal, assinatura do termo de compromisso, adaptação do projeto a realidade local e a elaboração do Plano de Gestão a ser aprovado pelo Ministério. “A expectativa é contratar a operação com o governo até o dia 28 de fevereiro. Após, temos 180 dias para iniciar a obra. Com certeza, Uberaba se destacará também na área esportiva com este projeto”, afirmou.

O Centro de Iniciação ao Esporte prevê o atendimento a 13 modalidades, sendo elas:

·         Olímpicas: Esgrimas, Ginástica Trampolim, Levantamento de Peso, Taekwondo, Vôlei de Praia, Boxe, Handebol, Lutas, Ginástica, Badminton, Tênis de Mesa, Vôlei, Basquetebol, Ginástica Artística, Judô e Atletismo;

·         Paraolímpicas: Esgrima de cadeira de rodas, Judô, Halterofilismo, Tênis de mesa, Voleibol sentado, Goalball;

·         Não Olímpica: Futebol de Salão.

 

Jorn. Keila Riceto

 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar